Em Roma, Betancourt pede empenho internacional na luta contra as Farc

Roma, 2 set (EFE).- A ex-refém das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) Ingrid Betancourt pediu à comunidade internacional empenho eficaz na luta pela libertação das pessoas que estão em poder da guerrilha colombiana, durante uma reunião hoje, em Roma, como o chanceler italiano, Franco Frattini.

EFE |

Em comunicado, a Chancelaria italiana explica que em seu encontro com Frattini, Betancourt agradeceu à Itália pelos esforços para sua libertação e lembrou as "dramáticas condições em que se encontram as pessoas ainda seqüestradas na Colômbia".

Betancourt, libertada em 2 de julho após seis meses em poder das Farc, pediu que o "empenho da comunidade internacional possa ser eficaz para uma solução positiva do problema dos seqüestrados", diz a nota.

Frattini garantiu a Betancourt total disponibilidade da Itália "para contribuir, dentro da União Européia (UE), com a promoção de uma iniciativa internacional de paz e de reconciliação que leve à libertação de todos os reféns, sem, obviamente, atalhos ou negociações secretas".

Betancourt e sua mãe, Yolanda Pulecio, também foram recebidas hoje pelo presidente da Itália, Giorgio Napolitano, e pelo prefeito de Roma, Gianni Alemanno.

Após o encontro, Alemanno destacou a "grande serenidade de uma mulher que padeceu tantos anos de seqüestro e sofrimento, mas que consegue falar de sua própria existência humana e política".

Sobre o fato de não ter se encontrado com o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, Betancourt explicou ontem que foram apenas "problemas de agenda".

Durante a viagem, a ex-refém das Farc pôde realizar seu desejo de "abraçar" o papa Bento XVI, com quem teve um encontro privado ontem de 25 minutos.

A visita de Betancourt à Itália termina amanhã, quando ela receberá em Florença a cidadania honorária e o Lírio de Ouro, homenagem máxima da capital da Toscana. EFE ccg/wr/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG