Em recuperação, deputada baleada nos EUA consegue falar

A democrata Gabrielle Giffords foi atingida por atirador durante evento político, em Tucson, no Arizona

iG São Paulo |

A deputada americana Gabrielle Giffords, baleada durante durante um evento político em um estacionamento de um supermercado em Tucson, no Estado americano do Arizona, conseguiu falar pela primeira vez desde que foi atingida. De acordo com seu porta-voz C.J. Karamargin, nesta quarta-feira, a parlamentar democrata conseguiu se comunicar nos últimos dias e tem falado cada vez mais. Ele não soube exatamente quais haviam sido as primeiras palavras de Giffords, mas disse que ela havia pedido por torradas durante um café da manhã.

"Ela está se esforçando muito", disse o porta-voz. "Estamos felizes com isso. Sempre soubemos que Gabby é uma batalhadora e por isso ela não vai se deixar ser derrotada. Todo dia é uma prova disso", acrescentou.

No massacre em que Giffords foi atingida, outras seis pessoas, incluindo uma garota de 9 anos e um juiz federal, foram mortos. Outros 13, incluindo a parlamentar democrata, ficaram feridos.

Em sua página no Facebook, Mark Kelly, marido da deputada, disse que sua mulher havia recuperado o apetite e estava comendo três vezes ao dia, "mesmo sendo comida de hospital". "É difícil de acreditar que apenas um mês se passou desde que Gabrielle foi baleada", ele escreveu. "Os médicos dizem que ela está se recuperando à velocidade da luz, mas não estão brincando quando dizem que o processo é uma maratona".

Segundo Kelly, há sinais encorajadores todos os dias. "As orações de vocês têm sido ouvidas, portanto não parem", escreveu.

Kelly, um astronauta da NASA, disse na semana passada que espera sua mulher bem o suficiente para que possa integrar uma missão no espaço, dentro de dois meses. O ônibus espacial Endeavour partirá para a Estação Espacial Internacional, em uma missão de duas semanas, no dia 19 de abril. A missão será a última do Endeavour e a quarta de Kelly.

O médico Gerard Francisco, que cuida de Giffords no centro de reabilitação em Houston, no Texas, disse na terça-feira que espera ver a deputada bem quando a missão espacial em que estará Kelly for lançada, mas disse que é muito cedo para garantir qualquer coisa.

*Com AP

    Leia tudo sobre: arizonatucsoneuagabrielle giffordsataque

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG