Em megaoperação, Brasil distribui 10 toneladas de suprimentos no Haiti

As tropas brasileiras no Haiti realizaram nesta sexta-feira uma das maiores operações de distribuição de alimentos na capital do país, Porto Príncipe. Segundo o general brasileiro Floriano Peixoto, chefe das tropas da missão de paz das Nações Unidas no Haiti (Minustah), esta foi uma forma de o Brasil marcar posição no país caribenho. Não podemos perder essa oportunidade para mostrar a importância do Brasil, lamentavelmente, nessa tragédia.

iG São Paulo |

Reuters
Haitianos fazem fila para receber água e alimentos

Haitianos fazem fila para receber suprimentos de militares brasileiros

A logística para a distribuição de alimentos nesta sexta-feira foi a maior já organizada no país desde o terremoto.  Um comboio com seis caminhões e onze carros blindados foi estacionado em frente à sede presidencial, formando uma espécie de corredor para a fila de haitianos que iam buscar comida."Esse evento é uma forma de marcar posição", disse o general, que, durante a operação, pedia a jornalistas que registrassem a ação com fotos.

Cerca de 4 mil famílias receberam kits com alimentos, água e um biscoito à base de proteínas. No total, foram distribuídas 10 toneladas de suprimentos fornecidos pela Organização das Nações Unidas.

A ação de alimentos sempre fez parte do cotidiano das tropas brasileiras no Haiti. Mas, por conta da possibilidade de tumultos, o comando brasileiro está evitando anunciar com antecedência o local exato da entrega dos mantimentos.

O argumento é que o "fator surpresa" evita a presença de grandes multidões ¿ o que, segundo os militares, pode até inviabilizar a operação.

Reuters
Militares brasileiros distribuem água em Porto Príncipe

Militares brasileiros distribuem água em Porto Príncipe

Terremoto devastador

O terremoto de 7 graus na escala Richter aconteceu às 19h53 (Brasília) do dia 12 e teve epicentro a 15 quilômetros de Porto Príncipe. Segundo o primeiro-ministro do Haiti, Jean Max Bellerive, o número de mortos superará 100 mil. No tremor, 22 brasileiros morreram.

Veja também:

* Com BBC Brasil

Leia mais sobre terremoto

    Leia tudo sobre: haititerremoto

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG