Em Lima, presidente da Comissão Européia reafirma compromisso da UE com América Latina

O presidente da Comissão Européia, José Manuel Durao Barroso, assegurou nesta quarta-feira, em Lima, que a Europa fará todo o possível para que a Cúpula de Lima não seja apenas mais uma cúpula e marque um compromisso do bloco com a América Latina, após se reunir com o chefe de Estado do Peru, Alan García.

AFP |

"Vamos fazer todo o possível, tanto a União Européia quanto a Comissão Européia, para que a Cúpula do Peru não seja apenas mais uma cúpula, e sim um encontro que possa marcar esse compromisso de cumplicidade entre América Latina e Europa", assinalou Durao Barroso em suas primeiras declarações públicas em terras peruanas.

Em uma coletiva de imprensa no Palácio do Governo, Durao Barroso indicou que o objetivo da UE é que a cúpula de chefes de Estado e de governo, na sexta-feira e no sábado, permita "encontrar soluções concretas na luta contra as mudanças climáticas", um dos grandes temas do encontro.

Por sua vez, Alan Garcia reiterou sua proposta para criar um Fundo Mundial de Reflorestamento, financiado por uma taxa ou imposto sobre os combustíveis fósseis, como o petróleo.

"Se aplicarmos apenas uns centavos de dólar a cada barril de gás liquefeito ou petróleo, teríamos anualmente mais de 20 bilhões de dólares para esse fundo, o que nos permitiria reflorestar pelos menos 10 milhões de hectares", explicou.

mar/fb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG