Em fotos, artista substitui monumentos por réplicas

Um fotógrafo britânico conseguiu unir em um só trabalho dois dos hábitos mais comuns entre turistas em todo o mundo: colecionar souvenires e tirar fotos. Após passar por diversos países, Michael Hughes reuniu fotografias em que souvenires como cartões postais, réplicas ou canecas acabam sendo encaixados em fotos de monumentos famosos - de forma tão minuciosa que acabam substituindo os próprios monumentos nas fotos.

BBC Brasil |

O britânico conta que a idéia surgiu em 1999, quando estava a trabalho na Alemanha e fotografou um cartão postal da "Miss Loreley" em frente ao local que havia sido seu cenário.

"Estava nas montanhas da pedra de Loreley, perto de Mainz, no sul da Alemanha. No meu bolso estava um cartão postal que enviaria à minha filha, que trazia uma foto da "Miss Loreley" exatamente no mesmo lugar onde eu estava".

"Dois rolos de filme mais tarde, eu tive quase certeza do que estava buscando como fotografia", contou ele à BBC Brasil.

Desde então, ele já fotografou uma réplica de plástico da Torre Eiffel sobreposta ao monumento de verdade e conseguiu o mesmo com uma série de locais turísticos famosos, como a Estátua da Liberdade, o Taj Mahal, na Índia, e a Abbey Road, que serviu de pano de fundo para a capa do disco de mesmo nome dos The Beatles.

O acervo que o britânico dispõe no site Flickr já foi visitado por mais de quatro milhões de pessoas e recentemente ele publicou uma livro reunindo 20 fotografias.

Hughes diz que sua próxima parada é na Austrália e que pretende fotografar uma réplica da primeira bomba atômica no lugar onde foi testada, nos Estados Unidos.

"Nada é sagrado no mundo dos souvenires e eles nos tocam mesmo sendo cafonas", diz o fotógrafo.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG