Em encontro com Lula, Raúl Castro reforça relações fraternais com Brasil

BRASÍLIA - O presidente de Cuba, Raúl Castro, reforçou, nesta quinta-feira, ao ser recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em cerimônia no Palácio do Planalto, que Brasil e Cuba possuem relações fraternais.

Carollina Andrade - Último Segundo/Santafé Idéias |

Na ocasião, o presidente cubano comentou que ele e Lula não fariam como os políticos da União Européia, que apertam as mãos, só riem, mas não têm os mesmos laços fraternos que nós temos? afirmou Castro aos fotógrafos. 

A visita de Castro ao Brasil segue-se às duas viagens a Cuba que o Lula realizou em 2008. O programa prevê encontro de trabalho entre os presidentes, no qual serão discutidos temas da agenda bilateral e regional.

AP
Raúl e Lula se encontram em Brasília

Raúl Castro e Lula se encontram em Brasília

Durante a Cúpula Latino-Americana, realizada esta semana na Costa do Sauípe e coordenada pelo governo brasileiro, chefes de Estados condenaram o embargo econômico imposto pelos Estados Unidos a Cuba, vigente desde fevereiro de 1962.

Durante a reunião, Lula defendeu uma mudança na política americana para a América Latina e o fim do embargo a Cuba. Segundo ele, o bloqueio, que já dura 46 anos, não tem mais explicação política nem econômica.

Raul Castro participou da reunião na condição especial da presidência do bloco, que este ano foi exercida pelo Brasil.

A visita

Raúl Castro chegou ao Palácio do Planalto pouco antes das 12h e passou em revista um batalhão dos Dragões da Independência, guarda de honra da Presidência brasileira.

Lula esperou Raúl Castro no alto da rampa do palácio, onde ouviram os hinos cubano e brasileiro, em meio a salvas de tiros de canhão.

A cerimônia durou cerca de 15 minutos e incluiu uma saudação dos  presidentes a um grupo de crianças de escolas públicas que estavam com bandeiras do Brasil e de Cuba, com os quais posaram para algumas fotos. Raúl Castro deve voltar a Havana ainda nesta quinta-feira.

* Com informações da EFE

Leia mais sobre Cuba - Brasil

    Leia tudo sobre: cuba

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG