Em Brasília, chanceler colombiano diz que Unasul deve discutir terror

Brasília, 9 set (EFE).- O ministro das Relações Exteriores da Colômbia, Jaime Bermúdez, reiterou hoje em Brasília que a presença de terroristas na região deve ser abordada com seriedade pelos países da União de Nações Sul-americanas (Unasul).

EFE |

"A Colômbia acredita que é muito importante que nesse cenário da Unasul sejam discutidos todos os temas de interesse regional, como a presença de grupos terroristas ou os acordos de cooperação e de compra de armas de países alheios à região", declarou Bermúdez após uma reunião com o ministro da Defesa Nelson Jobim.

"Para a Colômbia, seus únicos inimigos são o narcotráfico e o terrorismo e para acabar com esses fenômenos é preciso cooperação efetiva de toda a comunidade internacional", continuou o chanceler.

Segundo Bermúdez, quando Colômbia se libertar desses problemas, toda a região se beneficiará.

O Conselho de Defesa da Unasul se reunirá no próximo dia 15 de setembro no Equador, como ficou acordado na última cúpula do organismo, realizada em agosto na Argentina.

Embora a reunião tenha sido convocada fundamentalmente para tratar acordos que permitirão aos EUA o uso de até sete bases militares na Colômbia, Bermúdez considerou que nesse encontro deverão ser discutidos "todos os assuntos" relativos à área de defesa na América do Sul.

Entre eles, citou os acordos alcançados pelo Brasil com a França para a fabricação conjunta e a compra de cinco submarinos, um deles de propulsão nuclear, e 50 helicópteros de transporte.

"A Colômbia respeita muito as decisões que podem ser tomadas em cada país", mas "qualquer consideração sobre esse tema pode ser discutida dentro da Unasul", apontou.

Bermúdez declinou comentar as críticas recorrentes do presidente venezuelano, Hugo Chávez, aos acordos entre Colômbia e EUA.

Além de se reunir com Jobim, Bermúdez tinha prevista uma reunião com o ministro de Assuntos Estratégicos, Daniel Barcelos Vargas, e um jantar com o chanceler Celso Amorim. EFE ed/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG