Eleitores de Califórnia e Oregon podem votar sem sair do carro

San Francisco, 4 nov (EFE) - O tempo de espera hoje em muitos colégios eleitorais dos Estados Unidos passa de uma hora, mas os eleitores de três condados da Califórnia e do Oregon puderam ter acesso a um sistema mais prático: a possibilidade de votar sem sair do carro. Os condados de Sonoma e El Dorado, na Califórnia, e Douglas, no Oregon, disponibilizaram hoje caixas de correio especiais para que os cidadãos votem sem sair do veículo, apenas baixando a janela, seguindo o sistema de muitos restaurantes de fast-food. O sistema funciona só com cédulas para votar por correio, mas o eleitor economiza os selos ou evita as filas do colégio eleitoral. A caixa do correio para votar é segura e será esvaziada regularmente. O voto será contabilizado, informa a Prefeitura de El Dorado em seu site.

EFE |

O "voto ao volante" não é ecologicamente correto, pois implica em votar de carro, quando a maioria dos americanos pode ir a pé até o colégio eleitoral mais próximo.

No entanto, os defensores do sistema alegam que poupa tempo e simplifica o processo.

"Os responsáveis das eleições temem erros tecnológicos e nas listas do censo e outros problemas", informou em seu site a revista de tecnologia "Wired". "É hora de considerar seriamente o voto ao volante", acrescentou. EFE pg/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG