Eleições provinciais no Iraque têm participação de 51%

O nível de participação das eleições provinciais realizadas sábado no Iraque chegou a 51%, contra 55,7% para a votação anterior, em 2005, anunciou neste domingo o chefe da Comissão central eleitoral.

AFP |

"O nível de participação nacional atingiu 51%", declarou Faraj al-Haydari durante uma entrevista coletiva em Bagdá.

Quase sete dos 15 milhões de iraquianos inscritos votaram pacificamente para eleger 440 dos 14.431 candidatos a vereadores.

Estes vereadores têm um papel importante já que designam os governadores das províncias.

Somente 14 das 18 províncias do país votaram. As três regiões curdas e a disputada província de Kirkuk devem votar mais tarde em 2009.

Em 2005, quando todas as 18 províncias votaram, a participação chegou a 55,7%. A maioria dos sunitas boicotou as eleições, mas os curdos votaram em massa.

O nível de participação mais elevado nas eleições de sábado foi registrado na província sunita de Salaheddin, com 65%.

Em outro sinal da volta dos sunitas às urnas, as províncias de Al-Anbar e Ninive tiveram participações respectivas de 40% e 60%.

A província xiita que registrou a maior participação foi Muthanna, com 61% dos inscritos.

Os níveis de participação mais baixos entre as províncias xiitas foram registrados na província de Missane (46%) e na região de Bagdá (cerca de 40%).

As eleições de sábado eram as primeiras desde as legislativas de 2005. Nenhum incidente grave foi registrado durante a votação, que transcorreu sob a proteção de quase um milhão de policiais e militares iraquianos.

Os primeiros resultados oficiais serão conhecidos durante a semana, e os resultados definitivos só serão publicados daqui a várias semanas.

ak/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG