Eleições presidenciais em Gana terão 2º turno

Acra, 10 dez (EFE).- Os eleitores em Gana precisarão ir às urnas no próximo dia 28 para um segundo turno das eleições presidenciais, já que nenhum dos oito candidatos que disputaram o primeiro, no domingo passado, conseguiram uma maioria direta, anunciou hoje a Comissão Eleitoral.

EFE |

O presidente da Comissão Eleitoral, Kwadwo Afari-Gyan, anunciou que os resultados de 229 das 230 circunscrições eleitorais do país apontam 49,13% dos votos ao candidato do governamental Novo Partido Patriótico (NP), Nana Akufo-Ado, contra 47,92% obtidos pelo seu rival do Congresso Nacional Democrático (NDC), John Evans Atta Mills.

Segundo Afari-Gyan, o segundo turno é obrigatório já que nenhum dos candidatos presidenciais obteve mais de 50% dos votos.

O total de votos emitidos foi de 8.671.272, com 205.438 em branco ou nulos. A participação foi de 69,52% de um total de 12.472.758 eleitores registrados.

A ausência de incidentes e a elevada participação dos cidadãos, que formaram longas filas para escolher seu novo presidente e os 230 membros do Parlamento, foram as características das quintas eleições gerais realizadas em Gana, um dos países mais estáveis da África.

EFE ma/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG