Eleições legislativas antecipadas na Grécia para 4 de outubro

As eleições legislativas antecipadas na Grécia serão realizadas em 4 de outubro, informou nesta quinta-feira o primeiro-ministro conservador Costas Caramanlis, um dia depois de declarar que a nova votação é necessária para eleger um governo que possa tirar o país da crise.

AFP |

"Pedi ao presidente Carolos Papoulias que dissolva o Parlamento na segunda-feira para que as eleições sejam realizadas em 4 de outubro", informou Caramanlis em um discurso televisado.

Esperada há semanas, a decisão do premier conservador chega na metade da legislação de um governo acusado de escândalos e que que conta com uma maioria frágil no Parlamento.

"É preciso clarear o cenário político com uma série de medidas", declarou Caramanlis em mensagem à nação ao anunciar a antecipação das eleições.

"O ano de 2010 será difícil e determinante pelo que é preciso que o povo grego escolha o governo que poderá tirar o país desta crise", disse, sem precisar a data das eleições antecipadas.

Atingida pela crise, a Grécia, que conheceu um crescimento de seu Produto Interno Bruto (o conjunto de bens e riquezas produzido pelo país) de mais de 4%, prevê um percentual de 1,1% para 2009.

jph/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG