Egito trabalha com EUA para retomar processo de paz no O.Médio

Cairo, 14 jan (EFE).- O Governo do Egito afirmou hoje que trabalha com os Estados Unidos para retomar o estagnado processo de paz entre Israel e os palestinos, segundo o porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores egípcio, Hossam Zaki.

EFE |

"Os esforços atuais do Egito têm o objetivo de explorar certos pontos que poderiam ser utilizados para retomar o processo de paz em algum momento no futuro", disse Zaki, citado pela agência estatal "Mena".

Hossam Zaki explicou que as medidas são feitas em coordenação com os EUA e incluem a criação de "uma base comum de condições" para retomar as negociações.

"Os esforços egípcios, em coordenação com a Administração americana, se concentram em encontrar as melhores circunstâncias para retomar o processo negociador", comentou o porta-voz egípcio.

Zaki explicou ainda que qualquer nova negociação entre Israel e os palestinos deve ser "séria e ter um mediador justo, que intervenha quando necessário para encurtar as distâncias entre ambas as partes".

Ontem, o Quarteto para o Oriente Médio, formado pelos EUA, União Europeia, Nações Unidas e Rússia, reuniu enviados em Bruxelas para debater como desbloquear o processo de paz e as expectativas de relançá-lo em um futuro imediato.

A coordenação internacional para conseguir o reatamento das conversas, especialmente entre europeus e americanos, foi a conclusão mais destacada da discussão, segundo fontes diplomáticas.

EFE.

nq/dp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG