Egito reabre fronteira com Gaza

Gaza, 1º mar (EFE).- As autoridades egípcias abriram hoje sua fronteira com a Faixa de Gaza, para permitir a entrada no país de doentes, estudantes e estrangeiros.

EFE |

Em nota, as autoridades do Governo do Hamas em Gaza disseram que, nesta manhã, três ônibus repletos de palestinos deixaram a faixa territorial com destino ao Egito.

A maior parte dos que cruzarão a fronteira até quarta-feira são pessoas doentes que precisam de assistência médica urgente, estudantes universitários e palestinos de dupla nacionalidade que ficaram presos em Gaza.

"A travessia está muito lenta", acrescenta o comunicado, que diz que as autoridades egípcias prometeram facilitar o trabalho no terminal de Rafah para permitir a passagem do maior número possível de palestinos.

Segundo a nota, há cerca de 7 mil que querem viajar para o Egito ou a outros lugares no exterior para estudar ou receber tratamento médico.

Esta é a primeira vez que o Egito abre a passagem de Rafah desde janeiro, quando morreu um oficial da Polícia de Fronteiras durante manifestações perto da divisa.

Atualmente, Rafah é a única saída para os cerca de 1,5 milhão de palestinos que vivem em Gaza, já que Israel mantém um bloqueio sobre a faixa territorial. EFE sar/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG