niqab é costume popular - Mundo - iG" /

Egito pede que Imames expliquem a fiéis que uso do niqab é costume popular

Cairo, 20 nov (EFE).- Os imames devem conscientizar os fiéis que o uso do niqab, o véu que cobre o rosto da mulher muçulmana com exceção dos olhos, é um costume popular e não religioso, declarou o ministro de Assuntos Religiosos do Egito, Mahmoud Hamdy Zakzouk.

EFE |

Zakzouk atribuiu esta missão aos imames em declarações divulgadas hoje pelo jornal independente "Al-Masri Al-Youm" por ocasião da publicação de um livro no qual seu ministério critica esta forma de vestimenta.

O livro, intitulado "O niqab é um costume popular e não religioso", tenta desqualificar sua utilização mediante o ponto de vista legal dos grandes ulemás como Mohammed al-Ghazali e o xeque da prestigiosa islâmica Universidade de Al-Azhar, Mohammed Sayed Tantaui.

A publicação começou a ser distribuída em mesquitas e entre ulemás para conscientizar os fiéis que este hábito, cada vez mais visível no Egito, é simplesmente um costume popular.

Zakzouk adverte que o Governo não permitirá "de forma alguma a expansão (do niqab) entre as mulheres no Egito" e lembra que a legislação do país ordena que a mulher cubra todo o corpo, com exceção das mãos e do rosto, mas que nunca cubra o rosto.

Desde a década de 1970, o Egito, assim como a maioria dos países da região, viveu um processo de retorno ao islã que se estendeu a todos os setores da sociedade e que continua em expansão. EFE jfu/wr/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG