Egito manterá fronteira com Faixa de Gaza permanentemente aberta

Palestinos poderão cruzar passagem de Rafah entre 9h e 21h; medida representa mudança significativa no bloqueio contra o governo do Hamas

iG São Paulo |

AFP
Em Rafah, protestos no 63º aniversário do Dia da Nakba (Catástrofe), quando os palestinos lembram o trauma da criação do Estado de Israel, em 1948
Em uma mudança significante em relação ao governo anterior, do ex-presidente Hosni Mubarak, o Egito manterá a fronteira de Rafah, com a Faixa de Gaza, aberta. 

Segundo anúncio do governo militar de transição no Egito, a partir de sábado a fronteira permanecerá aberta das 9h às 21h todos os dias, com exceção das sextas-feiras e feriados.

A medida representa uma mudança do Egito em relação ao bloqueio de quatro anos ao território governado pelo grupo islâmico Hamas, o que pode levar a rusgas com Israel - que se opõe a quaisquer tipo de acordo com Israel.

Com a nova passagem, palestinos que vivem em Gaza ficam livre para entrar e sair de seus território pela primeira vez desde 2007, quando o Hamas rompeu a coalizão com o partido laico Fatah - que passou a controlar a Cisjordânia. O fim do acordo levou Israel e Egito a fechar as fronteiras com Gaza, em uma tentativa de minar o governo do Hamas.

De acordo com a agência egípcia, a decisão de reabrir a fronteira de Rafah é parte de esforços para "dar fim ao status de divisão palestina e alcançar uma reconciliação nacional".

Autoridades egípcias pretendem restabelecer regras e medidas que vigoravam antes do bloqueio, como observadores europeus em operações na fronteira e Israel responsável pelo monitoramento de pessoas e cargas, a fim de evitar a entrada de militantes e armamentos

No mês passado, o ministro das Relações Exteriores egípcio, Nabil Elaraby, havia dito à TV Al-Jazeera que o fechamento de Rafah estava perto do fim e chamou a decisão de fechá-la de inaceitável.

*Com AP

    Leia tudo sobre: egitorafahgazaoriente médiohamasisrael

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG