Egito diz que encontro na França renovou relação árabe-israelense

Marselha (França), 4 nov (EFE).- O ministro de Relações Exteriores egípcio, Ahmed Aboul Gheit, afirmou que a reunião da União pelo Mediterrâneo realizada hoje em Marselha fez progredir a relação entre árabes e israelenses.

EFE |

Ao lado de seu colega francês, Bernard Kouchner, Aboul Gheit co-presidiu hoje em Marselha (França) a reunião de ministros da União pelo Mediterrâneo.

Segundo o chanceler egípcio, o fato de os israelenses terem reconhecido "a importância da iniciativa de paz árabe" no processo de paz do Oriente Médio na declaração final da reunião de Marselha da União pelo Mediterrâneo "é um progresso e uma novidade".

No entanto, Aboul Gheit mostrou cautela e afirmou que "ainda é preciso esperar para ver como se traduz" o que chamou de "progresso político".

Ainda de acordo com Aboul Gheit, também é importante que os israelenses tenham aceitado a participação da Liga Árabe em todos os níveis de discussão.

O vice-ministro de Relações Exteriores israelense, Majalli Whbee, disse à imprensa que embora o Estado judeu tenha aceitado a presença da Liga Árabe na União pelo Mediterrâneo, também tinha "sido aceita" a exigência israelense de que seu papel fosse "de observador e sem direito a voto".

Os ministros da União pelo Mediterrâneo reafirmaram hoje "a vontade de respaldar as negociações entre israelenses e palestinos, a fim de concluir um tratado de paz que solucione todos os assuntos pendentes".

Tanto Kouchner quanto Aboul Gheit destacaram como "uma novidade" o parágrafo da declaração no qual se ressalta "a importância da iniciativa de paz árabe" e o consideraram "uma base" do processo de paz.

Os ministros da União pelo Mediterrâneo pediram que israelenses e palestinos respeitem "seus compromissos e suas obrigações conforme o Mapa de Caminho" e que se abstenham de qualquer medida unilateral que comprometa as negociações de paz. EFE lab/wr/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG