Egito cogita desdobrar força pan-árabe em Gaza

Cairo, 30 ago (EFE) - O ministro de Assuntos Exteriores egípcio, Ahmed Aboul Gheit, disse que a idéia de enviar uma força pan-árabe à Faixa de Gaza está sendo analisada com muita calma.

EFE |

"Essa idéia foi cogitada, mas precisa ser estudada com muito interesse, porque a presença de forças árabes pode ajudar a impedir a luta entre palestinos e o conflito palestino-israelense", disse o ministro em entrevista publicada hoje pelo jornal egípcio "October".

Nesse sentido, ele afirmou que o desdobramento de um contingente pan-árabe nesse território "daria a oportunidade aos palestinos para reconstruir Gaza de modo que alcancem a harmonia".

O chefe da diplomacia egípcia advertiu de que, caso persista a tensa situação em Gaza, a causa, o Estado e o futuro da Palestina serão perdidos.

Questionado sobre se pedirá o desdobramento de tropas pan-árabes em Gaza durante o eventual diálogo entre as facções palestinas promovido pelo Egito, Aboul Gheit respondeu que "essa idéia só será analisada quando se reestruturar a união nacional palestina, e após um estudo adequado".

Para o ministro, "é uma idéia atraente que merece ser estudada com a devida seriedade quando pensamos em que o Egito e a Liga Árabe podem desempenhar um papel nisso".

O grupo islâmico Hamas, que mantém relações tensas com o regime egípcio, controla a Faixa de Gaza desde os violentos choques de junho do ano passado com os combatentes do Fatah, que, por sua vez, manda na Cisjordânia. EFE aj/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG