Egito aprova passagem de navios de guerra do Irã por Suez

TV estatal diz que embarcações iranianas vão cruzar a estratégica rota pela primeira vez desde 1979

iG São Paulo |

O Egito aprovou a passagem de dois navios de guerra iranianos pelo Canal de Suez, informou nesta sexta-feira a TV estatal egípcia. Para atravessar a estratégica rota internacional, os navios de guerra precisam da aprovação dos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores do Egito.

Os rumores de que as duas embarcações pretendiam passar pelo canal começaram no início da semana, quando o chanceler de Israel, Avigdor Lieberman, afirmou que a travessia dos navios iranianos pelo estreito de Suez seria uma "provocação".

Na quinta-feira, autoridades egípcias afirmaram que o Irã tinha cancelado seus planos de conduzir dois navios de guerra pelo local, a caminho do mar Mediterrâneo. Segundo as autoridades egípcias, os navios seriam a fragata Alvand e o cargueiro Kharg, que estavam perto do porto saudita de Jidá, no Mar Vermelho.

Mais tarde, no entanto, o Irã reafirmou que as duas fragatas cruzariam o canal, já que as autoridades egípcias não tinham apresentado qualquer impedimento. As declarações foram dadas por um funcionário da Marinha iraniana citado pelo site da televisão estatal PressTV.

Se os planos forem confirmados, será a primeira vez desde a Revolução Islâmica do Irã, em 1979, que navios de guerra do país cruzariam o canal, segundo os funcionários. A revolução iraniana afetou as relações com o Egito, que assinou no mesmo ano um acordo de paz com Israel.

Com EFE e Reuters

    Leia tudo sobre: irãegitocanal de suezisrael

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG