EFE incorporará a classificação temática IPTC em suas notícias.

Para facilitar a busca por nossas matérias de acordo com temas, a EFE vai implementar o IPTC (International Press Telecommunications Council), um sistema padronizado de classificação de conteúdos, homologado internacionalmente e mais preciso que o utilizado atualmente pela agência. A característica mais importante do novo sistema é a grande quantidade de critérios pelos quais nossos jornalistas poderão classificar suas matérias. Se atualmente o catálogo permite reunir nossa produção informativa em oito grandes categorias e em cerca de 100 temas diferentes, no futuro o IPTC possibilitará a classificação de nossas informações em 18 categorias e em mais de 500 temas diferentes.

EFE |

Como conseqüência, a busca por conteúdos será mais efetiva.

A implementação do IPTC nos programas de edição de texto será feita de forma progressiva em um prazo de um mês, contando a partir de 22 de abril. Para simplificar o processo, por pelo menos seis meses todos os nossos produtos de texto incluirão a classificação das notícias por ambos os sistemas: o atual e o IPTC.

Nos programas de outros formatos (vídeo, áudio, gráfico, de reportagens e multimídia), a implementação ocorrerá em 27 de maio.

Para utilizar o IPTC, cada cliente deverá fazer ajustes simples em seu sistema de processamento de nossas informações, de modo que seus critérios para classificar notícias coincidam com os nossos.

Nos próximos dias disponibilizaremos uma página de internet onde poderá ser encontrado o novo catálogo.

Temos certeza de que esse novo projeto influirá de forma positiva em seus processos de busca por matérias, minimizando o tempo gasto em cada procura.

Atenciosamente, Gestão de Clientes T: 55-20125536355 EFE

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG