Efe completa 70 anos informando de 120 países para 2 mil clientes

Madri, 2 jan (EFE).- A Agência de Notícias Efe completa amanhã 70 anos consolidada como a quarta maior do mundo e a primeira em língua espanhola, com uma rede mundial de 3 mil jornalistas que divulgam informação diária a mais de 2 mil clientes em suportes de texto, foto, vídeo, áudio e produtos multimídia, em 120 países.

EFE |

A Agência, criada em 3 de janeiro de 1939 na cidade de Burgos, com Celedonio Noriega como seu primeiro presidente, conseguiria um quarto de século depois uma presença relevante no continente americano como veículo transmissor da informação do mundo em língua espanhola.

A nova empresa, que adquiriu as ações da Agência Fabra e incorporou pessoal e equipamentos técnicos das finadas Agências Faro e Febus, transferiu no final de 1939 sua sede para Madri.

No ano seguinte, a Agência abriu sua primeira sucursal, em Barcelona, e hoje conta com 26 escritórios nacionais e uma rede de correspondentes em 181 cidades de 120 países.

Em 1965, a Efe passou a ter em Buenos Aires acolheu sua primeira correspondente na América e ao ano seguinte se iniciou o Serviço Exterior para distribuição de notícias na América Latina e, em 1969, criou seus serviços em inglês e francês.

A agência também criou, em 1977, o Prêmio Efe de Jornalismo, que em 1983 passou a se chamar Prêmio Rei da Espanha.

No começo do século 21, a Efe iniciou a comercialização de noticias através da internet (2000), criou um centro de edição em Miami em 2002.

O serviço especial mais recente criado pela agência é o Efe Dow Jones, lançado em 2008 para a difusão de informação econômica e financeira, através de um acordo com a Bolsa de Valores de Nova York. EFE doc/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG