Efe brasil - 20 dez 2008

A Agência Efe transmitirá às 11h (Brasília) de hoje uma série especial de 65 matérias com os principais acontecimentos de 2008, apresentando os seguintes conteúdos:. RETROSPECTIVA-2008/MÊS - Cronologia diária dos acontecimentos que marcaram o ano, registrados mês a mês (12 matérias). RETROSPECTIVA-2008/OBITUÁRIO - Dados e informações sobre as grandes personalidades - brasileiras e estrangeiras - que faleceram. RETROSPECTIVA-2008/ACIDENTES - Dados e informações sobre os acidentes - aéreos, ferroviários e marítimos - mais destacados, no Brasil e no exterior. RETROSPECTIVA-2008/CATÁSTROFES - Dados e informações sobre as catástrofes naturais que abalaram o mundo. RETROSPECTIVA-2008/ATENTADOS - Dados e informações sobre os atentados que deixaram maior número de vítimas. BRASIL. ------. RETROSPECTIVA-2008/LULA - Brasília - Apoiado no sólido poderio econômico do Brasil e em seu inegável carisma, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva consolidou este ano sua liderança regional e assumiu a voz de líder dos países mais pobres no cenário mundial. Por Eduardo Davis. RETROSPECTIVA-2008/VIOLÊNCIA - Redação Central - Em meio a uma greve em São Paulo envolvendo policiais civis, que chegaram a entrar em confronto com militares em manifestação, o Brasil assistiu comovido a casos de violência envolvendo crianças e adolescentes, como os de Isabella Nardoni, Eloá Pimentel, João Roberto e Rachel, encontrada morta em uma mala em Curitiba. ...

EFE |

RETROSPECTIVA-2008/BOLÍVIA - La Paz - O presidente Evo Morales conseguiu em 2008 consolidar seu projeto de Governo na Bolívia após um ano de grande tensão interna, com violentos conflitos políticos, e externa, pela crescente piora nas relações com os Estados Unidos.

Por Soledad Álvarez.

RETROSPECTIVA-2008/CHILE - Santiago do Chile - A vitória da direita oposicionista nas eleições municipais do Chile realizadas em outubro último representou a primeira derrota da coalizão Concertação Democrática em seus 18 anos de Governo central e suscitou disputas internas na legenda para as eleições presidenciais do próximo ano. Por Manuel Fuentes.

RETROSPECTIVA-2008/COLÔMBIA - A libertação de reféns como Ingrid Betancourt e a morte de comandantes como "Tirofijo" e "Raúl Reyes" deram às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) o pior ano de seus 44 de existência, enquanto a entrada do Exército colombiano no Equador na operação que matou "Reyes" criou uma crise sem precedentes nos Andes.

RETROSPECTIVA-2008/CUBA - Havana - Três furacões prejudicaram em 2008 a já muito precária economia cubana ao provocarem danos de até US$ 10 bilhões, em um ano em que também ganharam destaque na ilha a renúncia de Fidel Castro, após meio século no poder, e a nomeação de seu irmão caçula Raúl para sucedê-lo. Por Antonio Martínez.

RETROSPECTIVA-2008/EQUADOR - Quito - Após conseguir a aprovação de uma nova Constituição para o Equador, o presidente Rafael Correa tem agora o desafio de aprofundar a "revolução cidadã" para chegar ao que chama de "socialismo do século 21", nas eleições presidenciais e gerais que acontecem em abril de 2009. Por Fernando Arroyo León.

RETROSPECTIVA-2008/EUA - Washington - Os Estados Unidos realizaram este ano eleições históricas, nas quais os americanos elegeram o primeiro presidente negro do país, Barack Obama, que herdará em janeiro uma nação em guerra e em meio à pior crise financeira em 80 anos. Por Teresa Bouza.

RETROSPECTIVA-2008/EUA E AMÉRICA LATINA - Washington - As relações dos Estados Unidos com alguns países da América Latina chegaram ao fundo do poço em 2008 com a chamada "crise dos embaixadores", embora todos esperem que com a troca de comando na Casa Branca se inicie uma etapa mais fluente e distendida. Por Celine Aemisegger.

RETROSPECTIVA-2008/HAITI - Porto Príncipe - O Haiti voltou a sofrer este ano com uma grave crise política e social, que manteve o país sem Governo por quase cinco meses, e também com catástrofes naturais, que, em forma de furacões e tempestades, deixaram mais de mil mortos e desaparecidos.

RETROSPECTIVA-2008/MÉXICO - Cidade do México - Com o primeiro atentado deliberado contra a população civil, um recorde de mais de cinco mil assassinatos e infiltração nas altas esferas policiais, o narcotráfico intimidou o México, que acabou o ano consternado pela trágica morte de seu ministro do Interior, Juan Camilo Mouriño. Por Raúl Cortés.

RETROSPECTIVA-2008/PARAGUAI - Assunção - O ex-bispo Fernando Lugo fez história este ano no Paraguai ao derrotar em abril passado, à frente de uma coalizão de ampla base ideológica, o Partido Colorado, que detinha o poder absoluto no país havia mais de seis décadas. Por Jesús Alvarez.

RETROSPECTIVA-2008/PERU - Lima - O segundo mandato do presidente do Peru, Alan García, foi marcado em 2008 por dois temas recorrentes de seu primeiro período à frente do país: a corrupção e o terrorismo, que retornaram à vida política peruana, embora com menor força que no passado.

RETROSPECTIVA-2008/VENEZUELA - Caracas - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, completa uma década no poder após um ano marcado por tensões em relações exteriores, especialmente com a Colômbia, e por um retrocesso em sua aspiração à reeleição por tempo ilimitado. Por Esther Borrell.

RETROSPECTIVA-2008/VENEZUELA E EUA - Miami - O julgamento do "caso da mala" revelou, em um tribunal de Miami, uma vasta rede de corrupção de funcionários venezuelanos e a suspeita de ingerência do presidente Hugo Chávez em assuntos internos de outros países da América Latina. Por Sonia Osório.

EUROPA.

------.

RETROSPECTIVA-2008/ÁUSTRIA - Viena - Mais de 8.600 dias, 18 metros quadrados de confinamento e pelo menos sete partos na solidão de um calabouço são alguns dos números que expressam o horror vivido por Elisabeth Fritzl durante os 25 anos em que seu próprio pai a manteve encarcerada e a submeteu a inúmeros abusos sexuais. Por Antonio Sánchez Solís.

RETROSPECTIVA-2008/ESPANHA - Madri - A crise econômica deixou sua marca na Espanha em 2008, especialmente nos últimos meses do ano, com um forte aumento do desemprego e o colapso do setor da construção, motor da economia espanhola na última década. Por María Luisa González.

RETROSPECTIVA-2008/FRANÇA - Paris - O francês Nicolas Sarkozy, por suas atividades como presidente da nação, e a ex-modelo e cantora de origem italiana Carla Bruni, por ter se tornado a primeira-dama do país, foram, sem dúvida, as pessoas que mais tiveram seu nome e imagem associados aos da França durante o ano de 2008.

RETROSPECTIVA-2008/GEÓRGIA - Moscou/Tbilisi - O conflito na Geórgia, a primeira intervenção militar russa no exterior desde a queda da União Soviética, em 1991, marcou um ponto à parte nas relações entre Moscou e Ocidente. Por Ignacio Ortega e Misha Vignanski.

RETROSPECTIVA-2008/ITÁLIA - Roma - O magnata italiano Silvio Berlusconi voltou este ano ao poder como primeiro-ministro da Itália, após ganhar as eleições gerais de 14 de abril, e desde então seu Governo aprovou uma série de medidas polêmicas, entre elas várias contra os imigrantes e uma que concede imunidade jurídica ao próprio chefe de Governo.

RETROSPECTIVA-2008/KOSOVO - Prístina/Viena - A proclamação unilateral em fevereiro último da independência da ex-província sérvia do Kosovo causou uma ampla divisão na comunidade internacional, com conseqüências ainda difíceis de prever. Por Jordi Kuhs.

RETROSPECTIVA-2008/R.UNIDO - Londres - A crise financeira internacional ofereceu ao primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, uma "provisão de oxigênio" que lhe permitiu recuperar a confiança e a credibilidade após meses de queda nas pesquisas e conspirações internas para derrubá-lo. Por Judith Mora.

RETROSPECTIVA-2008/RÚSSIA - Moscou - A mudança no poder no Kremlin, após a posse do novo presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, foi encarada como uma simples manobra política pelos russos, que consideram que o homem forte em Moscou continua sendo o agora primeiro-ministro Vladimir Putin. Por Sergio Imbert.

RETROSPECTIVA-2008/SÉRVIA - Belgrado - A captura do suposto criminoso de guerra Radovan Karadzic, em julho, foi um grande impulso para que a Sérvia aproximasse seu caminho do da União Européia (UE), mas ainda fica pendente a detenção de Ratko Mladic para acelerar a adesão do país ao bloco europeu. Por Snezana Stanojevic.

RETROSPECTIVA-2008/VATICANO - Cidade do Vaticano - As visitas do papa Bento XVI aos Estados Unidos, à Austrália - por ocasião da 23ª Jornada Mundial da Juventude -, e à França marcaram 2008 para a Santa Sé, em meio a um período no qual o religioso celebrou ainda o segundo Sínodo de Bispos de seu pontificado e intensificou o diálogo com o islamismo. Por Juan Lara.

O.MÉDIO/ÁFRICA.

--------------.

RETROSPECTIVA-2008/ARGÉLIA - Argel - A organização Al Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI) continuou seus ataques na Argélia em 2008, especialmente com ações suicidas e outros tipos de atentados que deixaram mais de 220 mortos, apesar do sucesso das forças de segurança no desmantelamento das redes de apoio aos terroristas. Por Javier García.

RETROSPECTIVA-2008/IRAQUE - Bagdá - Com níveis de violência em constante redução e forças de segurança que aos poucos recuperam o controle do país, o Iraque começa pela primeira vez a imaginar um futuro estável e afastado da tutela americana.

RETROSPECTIVA-2008/IRÃ - Teerã - O ano de 2008 ficou marcado no Irã pelas intensas conversas para tentar convencer o Governo de Teerã a suspender seu programa de enriquecimento de urânio, apesar das sanções estabelecidas pela ONU e o pacote dos incentivos apresentado pelo grupo 5+1.

RETROSPECTIVA-2008/ISRAEL - Jerusalém - O primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, viu-se obrigado a anunciar, em setembro, sua renúncia por vários escândalos de corrupção, o que causou a antecipação das eleições gerais para fevereiro de 2009. Por Elías L.

Benarroch.

RETROSPECTIVA-2008/RDC - Kinshasa - O leste da República Democrática do Congo (RDC) voltou a mostrar este ano a face mais dura da guerra, com o sofrimento de centenas de milhares de civis, isolados por quatro meses no meio dos combates entre rebeldes tutsis e tropas governamentais.

RETROSPECTIVA-2008/SOMÁLIA - Mogadíscio - O fracasso do Governo de transição impulsionado pela ONU deixou a Somália no caos, com suas águas ameaçadas por piratas que põem em xeque o tráfego marítimo.

RETROSPECTIVA-2008/SUDÃO - Cartum - A violência continua assolando a região de Darfur, no Sudão, apesar do cessar-fogo unilateral declarado pelo presidente Omar Hassan Ahmad al-Bashir, não acatado pelos rebeldes, e do futuro aumento das tropas da força mista da União Africana e da ONU (Unamid).

RETROSPECTIVA-2008/ZIMBÁBUE - Harare - A resistência do presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, em compartilhar do poder que detém desde a independência do país, em 1980, levou os zimbabuanos a uma crise que ameaça deixar seis milhões de habitantes famintos.

ÁSIA.

----.

RETROSPECTIVA-2008/AFEGANISTÃO - Cabul - Com mais de 1,5 mil civis mortos em 2008 em ataques de talibãs e de tropas internacionais, o presidente afegão, Hamid Karzai, exigiu uma mudança de estratégia militar no Afeganistão, e os Estados Unidos se dispõem a transferir seus esforços da guerra no Iraque ao combate em território afegão. Por Naweed Haidary.

RETROSPECTIVA-2008/CHINA - Pequim - O ano de 2008 entrará para a história como um dos anos mais importantes da China, não apenas por metas atingidas, como a excelência na organização dos Jogos Olímpicos, como também por desgraças imprevistas, como o terremoto de Sichuan e os protestos contra o regime dentro e fora do país. Por Antonio Broto.

RETROSPECTIVA-2008/JAPÃO - Tóquio - O Japão viu chegar ao poder este ano o terceiro primeiro-ministro consecutivo não eleito nas urnas, em uma crise política sem perspectivas de solução a curto prazo que foi agravada pela recessão econômica mundial. Por Patricia Souza.

RETROSPECTIVA-2008/MIANMAR - Yangun - Quando o ciclone "Nargis" passou no início de maio pela carente região sul de Mianmar (antiga Birmânia), nem os búfalos d'água - animais que passam muito tempo em lagoas e pântanos - encontraram um local para se proteger do furioso fenômeno climático, que deixou mais de 138 mil pessoas mortas. Por Juan Campos.

RETROSPECTIVA-2008/PAQUISTÃO - Islamabad - Os paquistaneses viveram em 2008 um ano intenso, com o fim do regime do general Pervez Musharraf, o auge da violência fundamentalista, uma economia quase em quebra e a severa deterioração das relações com a Índia, devido ao massacre terrorista de Mumbai (ex-Bombaim). Por Igor G.

Barbero.

RETROSPECTIVA-2008/TAILÂNDIA - Bangcoc - A divisão política jogou a Tailândia em uma crise crônica este ano, quando teve quatro primeiros-ministros, a sede governamental tomada por manifestantes durante 193 dias, os aeroportos de Bangcoc fechados e três partidos-chave dissolvidos. Por Gaspar Ruiz-Canela.

ECONOMIA.

--------.

RETROSPECTIVA-2008/CRISE - Redação Central - O descalabro financeiro suscitado pela crise hipotecária nos Estados Unidos se espalhou para o mundo todo, em um ano em que a recessão econômica se instalou nos países industrializados como uma ameaça global, sem que Governos nem organismos multilaterais tenham conseguido freá-la. Por Jesús María Alonso.

RETROSPECTIVA-2008/A.LATINA - Redação Central - Embora a América Latina escape por enquanto da ameaça de recessão pela crise mundial, a situação gerada nos Estados Unidos, principal parceiro comercial da região, afetou de forma grave setores-chave voltados para o exterior. Por Pablo Pérez.

RETROSPECTIVA-2008/AMERICANOS - Washington - O ano de 2008 ficará marcado por recordes negativos gerados por uma crise do setor imobiliário americano que afundou o sistema financeiro e arrastou resto de sua economia e a do planeta. Por César Muñoz Acebes.

RETROSPECTIVA-2008/EMERGENTES - Pequim - As exportações asiáticas, motor da economia do continente, foram seriamente abaladas após perderem seus clientes americanos e europeus, golpeadas por uma crise financeira global cujos efeitos chegaram amortecidos aos países emergentes. Por Tania Romero.

RETROSPECTIVA-2008/EUROPA - Bruxelas - Depois dos Estados Unidos, a crise financeira chegou este ano à Europa, onde as autoridades foram obrigadas a intervir para evitar a falência de grandes entidades e a elaborar planos milionários para lutar contra a recessão. Por Estefanía Narrillos.

SOCIEDADE E CULTURA.

-------------------.

RETROSPECTIVA-2008/CENTENÁRIOS - Redação Central - Oscar Niemeyer, o cineasta português Manoel de Oliveira e o antropólogo francês Claude Levi Strauss completaram 100 anos de idade e em plena atividade, com mentes lúcidas e grandes legados em obras-primas.

RETROSPECTIVA-2008/MUDANÇA CLIMÁTICA - Redação Central - O Protocolo de Kioto encontrará um sucessor em 2009 em Copenhague, onde a ONU espera obter mais consenso em torno da norma que tratará de frear a mudança climática a partir de 2012.

RETROSPECTIVA-2008/TECNOLOGIA - Redação Central - Milhões de jovens esperam horas para conseguir iPhone, PSP-3000, BlackBerry Storm e Blue Ray, as últimas novidades digitais que criaram um novo tipo de doença: o vício em tecnologia. EFE fr/rd/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG