Efe brasil - 2 nov 2008

Por ocasião da realização das eleições presidenciais dos Estados Unidos na próxima terça-feira (4), a Agência Efe transmitirá hoje e amanhã uma série de matérias especiais, com os seguintes conteúdos: -- DOMINGO (2), 10H (BRASÍLIA): ESPECIAL-EUA/DOCUMENTAÇÃO - Redação Central - Dados e informações gerais sobre os Estados Unidos. ESPECIAL-EUA/VOTAÇÃO - Washington - Os americanos irão às urnas para escolher não apenas presidente, mas também vários governadores e a maioria de seus congressistas. Votarão ainda uma centena de propostas de âmbito estadual.

EFE |

ESPECIAL-EUA/SISTEMA ELEITORAL - Washington - Os Estados Unidos se dizem "a maior democracia do mundo", uma nação que permite a cada estado organizar seus próprios sistemas de votação e decidir sobre suas regras, mas, na realidade, a democracia americana está longe de ser proporcional. Por María Luisa Azpiazu.

ESPECIAL-EUA/ESTADOS - Washington - As eleições presidenciais americanas serão decididas em alguns estados-chave, muitos deles também fundamentais em 2004 e onde a batalha volta a ser apertada este ano.

ESPECIAL-EUA/CAMPANHA - Washington - Os aspirantes à Casa Branca, o democrata Barack Obama e o republicano John McCain, confiaram seu destino a estratégias distintas que renderam resultados melhores aos democratas a poucos dias do encontro com as urnas. Por Teresa Bouza.

ESPECIAL-EUA/MAPA POLÍTICO - Washington - Se as pesquisas estiverem corretas, o dia 4 de novembro será recordado não apenas como o dia no qual um negro chegou à Presidência dos Estados Unidos, mas como um ponto de inflexão no qual os democratas se transformaram no partido dominante do país. Por César Muñoz Acebes.

ESPECIAL-EUA/POLÍTICA EXTERNA - Washington - Duas guerras abertas, a perspectiva de duas novas potências nucleares e uma imagem negativa dos Estados Unidos serão parte da herança pouco encantadora que o próximo presidente do país receberá na área de política externa. Por Macarena Vidal.

ESPECIAL-EUA/BRASIL - Rio de Janeiro - O candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, conta com a preferência dos brasileiros, pois uma vitória sua representará o fim da era Bush, diz Cristina Pecequilo, professora de Relações Internacionais da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Por Fábio Aguiar Lisboa.

ESPECIAL-EUA/AMÉRICA LATINA - Bogotá - A maioria dos Governos da América Latina não esconde sua preferência pelo democrata Barack Obama, embora a região assuma que seguirá sem ser uma prioridade para os Estados Unidos, independente de quem ganhar as eleições.

ESPECIAL-EUA/EUROPA - Bruxelas - A Europa quer que o novo ocupante da Casa Branca, seja qual for ele, permita lançar uma nova aliança estratégica com Washington a fim de poder oferecer uma resposta comum aos desafios mundiais. Por Rafael Cañas.

ESPECIAL-EUA/ORIENTE MÉDIO - Cairo - O Oriente Médio não espera que a eleição presidencial dos Estados Unidos signifique grande mudança para uma região que, segundo analistas políticos, continuará sendo uma das maiores dores de cabeça para a Casa Branca.

-- SEGUNDA-FEIRA (3), 9H (BRASÍLIA): ESPECIAL-EUA/ECONOMIA - Washington - O candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, e o republicano, John McCain, se aproximam das urnas com programas econômicos praticamente inalterados por causa da crise e sem explicar claramente como pagarão suas promessas. Por César Muñoz Acebes.

ESPECIAL-EUA/BUSH - Washington - O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, que iniciou seu mandato sob a sombra dos atentados de 11 de Setembro e deixa o Governo sob o peso de uma grave crise econômica, encerra seu período como chefe da Casa Branca na condição de um dos líderes mais impopulares da história. Por Macarena Vidal.

ESPECIAL-EUA/QUESTÃO RACIAL - Washington - Barack Obama pode se transformar no primeiro presidente negro dos Estados Unidos, uma façanha histórica que pode redimir a nação de seu passado racista.

Por Paco G. Paz.

ESPECIAL-EUA/HISPÂNICOS - Washington - Os eleitores hispânicos poderiam passar de nove milhões nos Estados Unidos e já são um dos mais cobiçados tanto por Barack Obama como por John McCain, podendo definir ainda vitórias em estados considerados importantes. Por María Peña.

ESPECIAL-EUA/OBAMA - Perfil do candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama.

ESPECIAL-EUA/BIDEN - Perfil do candidato democrata à Vice-Presidência dos Estados Unidos, Joe Biden.

ESPECIAL-EUA/MCCAIN - Perfil do candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, John McCain.

ESPECIAL-EUA/PALIN - Perfil da candidata republicana à Vice-Presidência dos Estados Unidos, Sarah Palin.

ESPECIAL-EUA/MICHELLE OBAMA - Perfil da esposa de Barack Obama, Michelle Obama, possível futura primeira-dama americana.

ESPECIAL-EUA/CINDY MCCAIN - Perfil da esposa de John McCain, Cindy McCain, possível futura primeira-dama americana. EFE fr/rd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG