Efe brasil - 1º mai 2008

Pauta de hoje da Agência Efe, com conteúdos enviados e a serem transmitidos: AMÉRICA LATINA-UE - Lima - O Plenário da Assembléia Euro-latino-americana (Eurolat) encerra hoje suas deliberações em Lima com um debate sobre o Movimento Revolucionário Tupac Amaru (MRTA), depois das queixas do Peru pela rejeição do Parlamento Europeu de incluir o grupo em sua lista de organizações terroristas. R.UNIDO-ELEIÇÕES - Londres - Mais de vinte milhões de pessoas estão aptas a votar hoje a votar nas eleições municipais na Inglaterra e em Gales, incluindo Londres, naquele que pode ser um primeiro teste nas urnas para o chefe de Governo britânico, o trabalhista Gordon Brown.

EFE |

EUA-ELEIÇÕES - Washington - Barack Obama e Hillary Clinton, que se preparam para as primárias da próxima terça na Carolina do Norte e em Indiana, brigam para lutar pelo apoio dos "superdelegados" do Partido Democrata.

ZIMBÁBUE-ELEIÇÕES - Harare - O processo de verificação do resultado das eleições presidenciais realizadas no Zimbábue no dia 29 de março começou hoje na sede da Comissão Eleitoral do país com a presença de representantes dos partidos políticos que participaram do pleito. Por Stanley Karombo. (enviada) ÁUSTRIA-ABUSO - Amstetten (Áustria), 1 mai (EFE).- A Polícia austríaca revelou hoje que Josef Fritzl pode ter ameaçado matar com gás sua filha Elisabeth e os filhos que teve com ela caso tentasse se rebelar contra ele. Por Jordi Kuhs. (enviada) EUA-EMPRESAS - Washington - Os fabricantes de automóveis nos Estados Unidos divulgarão hoje números de vendas referentes ao mês de abril, após fecharem o primeiro trimestre do ano de forma desastrosa.

DIA DO TRABALHO-CUBA - Havana - Os cubanos vão se acostumando ao fato de o tradicional desfile do Dia do Trabalho não ser acompanhado por discursos longos de Fidel Castro, agora ex-presidente. Por José Luis Paniagua.

Também: Raúl Castro preside desfile do Dia do Trabalho, mas não pronuncia discurso - Defesa de pensões marca Dia do Trabalho na França - Dia do Trabalho na Áustria é marcado por choque com caso de incesto - Distúrbios e manifestações neonazistas marcam Dia do Trabalho na Alemanha - Polícia turca prende mais de 500 manifestantes em passeata no Dia do Trabalho.

CHINA-PROTESTOS - Pequim - Apesar das recentes tentativas de Paris de aplacar os ânimos chineses, centenas de cidadãos da China voltaram hoje a realizar manifestações contra a França e alguns países ocidentais que apóiam a causa tibetana. (enviada) CHINA-PONTE - Jiaxing (China) - A Ponte da Baía de Hangzhou, a mais extensa do mundo sobre o mar, com 35,6 quilômetros, foi inaugurada hoje no litoral leste da China, região onde se espera que a nova estrutura dinamize a economia da região. Por José Álvarez Díaz. (enviada) E ainda as seguintes coberturas: POLÍTICA E JUSTIÇA - América do Sul: Conselho Sul-americano de Defesa não é contra EUA, diz Jobim.

- Madeleine: Casal McCann diz que busca por Madeleine continuará.

- Áustria: Austríaco viajou duas vezes à Tailândia enquanto manteve filha no porão - Cunhada diz que Fritzl passava horas no porão todos os dias - Autoridades investigam existência de dispositivo de gás na casa dos Fritzl.

- EUA: Apenas 27% dos americanos têm opinião positiva do Partido Republicano - Rice viaja ao O.Médio para tratar de impulsionar processo de paz.

- Colômbia: Autoridades colombianas prendem motorista de principal líder das Farc.

- França: Voluntário francês da ONG Save the Children é assassinado no leste do Chade.

- Venezuela: Venezuela pede ajuda das Farc para se defender dos EUA, diz jornal.

- Israel-Palestinos: Mahmoud Abbas é internado em Amã por causa de coágulo sangüíneo - Governo britânico critica bloqueio israelense imposto à Faixa de Gaza - Mais de 700 palestinos enfrentam péssimas condições no Iraque.

- Paquistão: Atentado suicida mata ao menos 10 em cinto tribal paquistanês.

- Iraque: Duplo atentado suicida deixa ao menos 31 mortos no Iraque - Operações americanas deixam pelo menos 17 mortos em Bagdá - Atentado com carro-bomba mata ao menos 10 em Bagdá - Delegação turca chega a Bagdá para discutir incursões militares no Iraque.

- Irã: Irã diz que não pensa em atacar Israel e acusa Hillary de "provocação" - Irã diz que retomará em 10 dias negociação sobre programa nuclear com AIEA - Londres pede que Irã escolha entre isolamento ou outra relação com o mundo.

- Espanha: Bombas detonadas hoje pela ETA tinham 11 quilos de amonal.

- Mianmar: Junta Militar destaca desenvolvimento e pede voto dos trabalhadores.

- Somália: Líderes islâmicos morrem em ataque aéreo americano na Somália.

- Egito: Oito turistas estrangeiros morrem em acidente de ônibus no Egito.

- Paquistão: Ataque suicida na região tribal do Paquistão mata duas pessoas.

- África do Sul: Mineradores morrem em acidente em jazida de ouro da África do Sul.

- Afeganistão: Duas explosões deixam pelo menos oito mortos no Afeganistão.

ECONOMIA - EUA: Gastos de consumidores americanos subiram apenas 0,4% em março.

- Empresas: Lucro da Japan Tobacco bate recorde em 2007 - Exxon Mobil tem faturamento 17% maior no primeiro trimestre - Burger King tem lucro líquido de US$ 139 milhões em nove meses.

- Argentina: Governo protesta contra prospecção de petróleo em torno das Malvinas.

ESPORTE - Copa da Uefa: Cobertura dos jogos entre Zenit e Bayern de Munique e Fiorentina e Glasgow Rangers pela volta das semifinais.

- Futebol: Santos e Cúcuta fazem jogo de ida das oitavas da Copa Libertadores - Na Inglaterra, imprensa destaca superação de Lampard na Liga dos Campeões - Imprensa mexicana diz que América tentará não ser goleado pelo Fla na volta - Jornal colombiano diz que Fluminense mostrou pouco futebol contra o Nacional - Croata Branko Tukac assume comando da seleção de Ruanda - Messi diz que Barça precisa terminar a temporada de cabeça erguida.

- Jogos Olímpicos: Pugilista Myke Carvalho garante vaga nos Jogos Olímpicos de Pequim - Entra em vigor polêmica lei contra fumo em locais públicos de Pequim.

- Tênis: Nadal vence Feliciano López e avança às quartas em Barcelona - Resultados e notícias dos torneios de Barcelona (ESP) e Munique (ALE), pelo circuito da ATP, e de Praga (República Tcheca) e Fez (Marrocos).

- Basquete: Dennis Rodman, ex-jogador da NBA, é preso por violência doméstica - Cobertura dos playoffs da NBA.

CIÊNCIA E VIDA/INFORMAÇÃO GERAL - Egito: Oito turistas estrangeiros morrem em acidente de ônibus.

- Holocausto: Sirenes lembram vítimas do Holocausto em Israel.

- Índia: Morre Nirmala Deshpande, que dedicou sua vida a divulgar ideologia de Gandhi.

- Irã: Terremoto deixa ao menos 73 feridos no oeste do Irã.

- Hong Kong: Acidente de ônibus mata ao menos 15 em Hong Kong.

- Saúde: Estudo diz que 80% das mortes por hipertensão ocorrem em países pobres - Teclados de computador podem ter mais bactérias que tampa de privada.

- Imprensa: Ban Ki-moon: "Imprensa livre" garante paz e democracia.

Para qualquer informação sobre o serviço da Agência Efe, favor entrar em contato pelo telefone (0xx21) 2553-6355. EFE cm/fr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG