Washington, 9 jun (EFE).- O senador americano Edward Kennedy deve retornar hoje para sua casa, no estado de Massachusetts, após ser operado na última semana por causa de um tumor no cérebro, informaram famílias do político.

O filho mais novo de Kennedy, o congressista de Rhode Island Patrick Kennedy, afirmou ao "Providence Journal" que o senador irá para a casa que têm em Hyannis Port, em Cape Cod (Massachusetts), para descansar e se recuperar.

Edward Kennedy, de 76 anos, passou por uma complicada operação, há uma semana na Universidade Duke (Carolina do Norte), de três horas e meia para tirar um tumor cerebral maligno.

Após a operação, o senador será tratado com quimioterapia e radioterapia no Hospital Geral de Boston.

Kennedy teve o câncer diagnosticado no dia 17 de maio após sofrer convulsões enquanto passeava com seus dois cachorros em sua casa de Hyannis Port.

A decisão de realizar a operação foi mantida em segredo até o dia da mesma.

O senador, que representa Massachusetts, disse que, apesar de sua doença, já expressou sua intenção de querer continuar na política.

Na semana passada afirmou em um comunicado sua intenção de se recuperar para continuar com seu apoio ao candidato democrata Barack Obama em sua corrida presidencial.

"Uma vez que complete o tratamento espero retornar ao Senado dos Estados Unidos e fazer todo o possível para ajudar Barack Obama a ser eleito como nosso próximo presidente", declarou. EFE pgp/fal

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.