Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Edição falsa do New York Times anuncia fim da guerra no Iraque

A guerra no Iraque acabou, Bush é condenado por alta traição, Adoção do plano de cobertura médica: uma edição falsa do jornal New York Times com data de 4 de julho de 2009 foi distribuída gratuitamente nesta quarta-feira em Nova York.

AFP |

Publicada por um grupo de associações contra a guerra, a favor dos direitos humanos e em defesa do meio ambiente e da justiça econômica, a "edição" de 14 páginas copia o layout do respeitado jornal nova-iorquino.

Além das "notícias", o jornal falso trazia anúncios verdadeiros com o texto alterado. Um deles, do conglomerado de exploração e venda de jóias De Beers, anuncia que "a compra de um diamante ajudará na fabricação e manutenção de uma prótese para um africano cuja mão tenha sido decepada nos conflitos causados pelo controle das jazidas de diamante".

O "jornal" traz ainda a primeira entrevista do presidente Bush após sua "condenação", na qual ele admite que se equivocou a respeito do Iraque e afirma que vai encontrar o chefe da rede terrorista Al-Qaeda, Osama bin Laden, pessoalmente.

"Os cidadãos que publicaram este jornal passaram os últimos oito anos sonhando com um mundo melhor. Este mundo, embora ainda esteja muito longe hoje, vê que finalmente é possível mudar, mas apenas se os milhões de nós o exigirem e obrigarem o governo a fazer seu trabalho", escreve o "comitê editorial" da publicação.

sms/ap/sd

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG