Ed Miliband vence irmão e é eleito líder do Partido Trabalhista britânico

Miliband sucede o líder provisório Harriet Harman, que assumiu a chefia temporária do partido após a queda de Gordon Brown

EFE |

O ex-ministro de Energia do Reino Unido, Ed Miliband, foi eleito neste sábado novo líder do Partido Trabalhista, anunciou a presidente do Comitê Executivo Nacional de formação política, Ann Black, em Manchester (norte da Inglaterra). Após vencer seu irmão mais velho David, o outro grande favorito nesta campanha, o caçula dos Miliband sucede o líder provisório Harriet Harman, que assumiu a chefia temporária do partido após a queda do ex-primeiro-ministro Gordon Brown, que renunciou em maio à liderança do partido, que voltou a oposição após 13 anos no governo e após perder as eleições.

"Acredito no Reino Unido. A eleição de hoje vira uma página já que com ela surgiu uma nova geração para servir à partida e, com o tempo, espero que para servir a este país. Hoje começa o trabalho de uma nova geração", afirmou o novo dirigente trabalhista diante de uma numerosa audiência.

Reuters
Miliband festeja após ser anunciado novo líder do Partido Trabalhista
O ex-ministro de Energia e Meio Ambiente, que surgiu como candidato favorito em um giro inesperado das pesquisas de opinião nesta sexta-feira, e venceu seu irmão David por uma margem apertada de votos, conseguindo 50,65% de apoio contra 49,35%.

"Sei que perdemos a confiança, sei que precisamos de uma mudança. Tenho de unificar este partido, e o farei", manifestou.

O novo líder prometeu "aprender com os erros" e ressaltou que o partido deve "inspirar" os cidadãos com sua "visão da sociedade" para se transformar no futuro "em um veículo que não só atraia milhares de jovens, mas dezenas de milhares, centenas de milhares de jovens que nos veem como sua voz na política britânica".

"Estou orgulhoso da liderança tanto de Tony Blair como de Gordon, mas perdemos as eleições e ficamos em má situação. Sei que perdemos a confiança, que perdemos tato, sei que precisamos de mudança", reconheceu.

Durante as últimas semanas, o nome de David Miliband era cotado como o candidato favorito à sucessão de Brown no comando do partido, mas os prognósticos deram um giro inesperado em cima da hora, quando seu irmão caçula, Ed, ganhou terreno e vantagem na reta final da campanha.

    Leia tudo sobre: Milibandpartido trabalhistareino unido

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG