Economia britânica entra em recessão no 4o tri

LONDRES (Reuters) - A economia britânica entrou em recessão no final do ano passado pela primeira vez desde 1991, mostraram dados oficiais nesta sexta-feira, com a economia registrando seu ritmo mais rápido de desaceleração desde 1980. A Agência Nacional de Estatísticas informou que a economia encolheu 1,5 por cento no quarto trimestre do ano passado, a maior queda desde a profunda recessão de 1980.

Reuters |

Analistas previam que a economia se contrairia em 1,2 por cento no trimestre e em 1,4 por cento na comparação anual.

O declínio foi motivado por uma forte contração no setor de serviços e nas atividades de produção. O setor de serviços, que representa três quartos da produção econômica, encolheu 1,0 por cento no quatro trimestre, o ritmo mais rápido desde 1979.

A produção caiu 3,9 por cento no trimestre, a maior queda desde 1980.

Separadamente, a agência publicou dados sobre as vendas no varejo para dezembro. Entretanto, não publicou partes dos dados ajustados sazonalmente para o mês.

A Agência argumentou que circunstâncias excepcionais, como o corte do IVA (imposto sobre valor agregado), fortes descontos por parte de varejistas e período estatístico de cinco semanas distorceram os dados.

Ainda assim, o órgão informou que em uma estimativa bruta, o volume de vendas ajustado sazonalmente aumentou 1,6 por cento em dezembro, levando o aumento anual para 4,0 por cento.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG