Economia britânica encolhe pela primeira vez em 16 anos

A economia britânica encolheu pela primeira vez em 16 anos entre julho e setembro deste ano, confirmando as previsões de que o Reino Unido estaria à beira de uma recessão. O PIB recuou em 0,5%, de acordo com o Escritório Nacional de Estatísticas, em meio à alta volatilidade nos mercados de ações mundiais e a temores de uma desaceleração da economia global.

BBC Brasil |

Se a economia britânica voltar a diminuir no quarto trimestre, o país terá entrado oficialmente em recessão - caracterizada pelo recuo do PIB durante ao menos dois semestres consecutivos.

A crise de crédito forçou os consumidores britânicos a apertar o cinto, e analistas haviam previsto uma queda de 0,2% na economia.

Esta é a maior queda do PIB britânico desde o primeiro trimestre de 1990.

Esses dados devem aumentar as expectativas de mais um corte na taxa de juros. O Banco da Inglaterra já cortou as taxas em 0,5 ponto percentual para 4,5% neste mês.

As ações no mercado britânico caíram ainda mais com a notícia, com a bolsa de Londres operando em queda de 6% logo após o anúncio.

A libra esterlina também foi afetada, caindo para US$ 1,5889 - a primeira vez que ela caiu abaixo da marca de US$ 1,60 nos últimos cinco anos.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG