patética - Mundo - iG" /

Ecologistas dizem que atitude do G8 contra a mudança climática é patética

Toyako (Japão) - A ONG ambientalista WWF qualificou hoje de patético o comportamento do Grupo dos Oito (G8, os sete países mais industrializados e a Rússia) sobre a mudança climática, e o acusou de fugir de responsabilidades com relação à luta contra o aquecimento global durante sua cúpula do Japão.

EFE |

  • Países evitam metas concretas sobre aquecimento global
  • G8 acerta medidas contra Zimbábue e alerta Irã e Coréia do Norte
  • Governo do Zimbábue considera medidas do G8 "racistas"
  • Lula chega ao Japão para Cúpula do G8
  • Caio Blinder, de NY: o clube do G-8, a China e a piada de Groucho Marx

    Clique na imagem e veja o infográfico sobre o acordo climático do G8

    Líderes do G8 plantam mudas antes de começar a reunião do dia
    "Para a WWF, é patético que (o G8) continue fugindo de sua responsabilidade histórica", assinalou a ONG em comunicado divulgado um dia depois de o grupo estipular uma meta não vinculativa de cortes de 50% da emissão de gases poluentes para 2050.

    "O G8 é responsável por 68% do dióxido de carbono acumulado na atmosfera, e por isso é o principal culpado pela mudança climática", disse a WWF.

    O Greenpeace, outra organização que luta pela defesa do meio ambiente, também criticou a postura do G8 em relação à mudança climática.

    "É uma falha completa. O G8 não avançou e não quis adotar objetivos claros de redução da emissão de gases a médio prazo", assinalou o Greenpeace.

    Acordo do G8

    Em seu comunicado, divulgado em Toyako, norte do Japão, os líderes dos oitos países mais industrializados do mundo se comprometem a fazer com que as emissões mundiais sejam divididas pelo menos por dois até 2050 . Para Pachauri, a ausência, no texto de referência, do ano de 2020 como um marco é lamentável.

    "Se os dirigentes do G8 tivessem dito qualquer coisa sobre o tema, isso teria passado a idéia de algum grau de urgência e mostrado um compromisso claro de sua parte", comentou.

    Leia mais sobre: aquecimento global - G8
    • Leia tudo sobre: g8mudança climática

      Notícias Relacionadas


        Mais destaques

        Destaques da home iG