EADS realiza teste de rodagem de avião destinado ao Brasil

Madri, 17 dez (EFE).- A Divisão de Aviões de Transporte Militar do grupo aeroespacial europeu EADS realizou hoje em Madri um teste de rodagem do primeiro avião P-3A destinado à patrulha marítima da Força Aérea Brasileira.

EFE |

Fontes do consórcio informaram hoje que se trata do primeiro de nove aviões P-3 adquiridos pelo Governo do Brasil e que inclui modificações na instalação de sensores de tecnologia avançada, integração total dos novos sensores com o novo sistema tático FITS da EADS CASA e uma nova aviônica Thales compatível com a do avião C-295.

Estes aviões serão usados principalmente em missões de Patrulha Marítima para a proteção da Zona Econômica Exclusiva, no controle de fronteiras, no combate ao narcotráfico e em missões de salvamento em uma área de mais de 6 milhões de quilômetros quadrados atribuídos pela Organização de Aviação Civil Internacional (Icao) ao Brasil, praticamente todo o Atlântico Sul.

O avião conta também com novos sistemas de navegação e comunicação, novos instrumentos de motor, um novo piloto automático digital, um sistema para o lançamento de mísseis Arpón, novo acondicionamento interior e exterior, um novo Centro de Apoio à Missão e um novo Treinador Tático para a tripulação de missão.

O FITS integra os sensores de missão e proporciona uma interface com os novos sistemas de navegação, aumentando assim o rendimento operacional dos Aviões da Patrulha Marítima.

O teste de rodagem aconteceu nas instalações da EADS na localidade madrilena de Getafe. EFE jf/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG