Istambul, 12 abr (EFE).- O presidente da Comissão Européia (CE, órgão executivo da União Européia), José Manuel Durão Barroso, afirmou hoje em Istambul que a UE e a Turquia conseguirão grandes conquistas no futuro.

Em um cruzeiro pelo Estreito de Bósforo, Durão Barroso afirmou que sua viagem de três dias à Turquia serviu para que "aprofundasse" seu respeito pelo país.

O presidente da CE definiu sua visita como muito "frutífera", já que pôde estar em contato com o presidente turco, Abdullah Gül, e o primeiro-ministro do país, Recep Tayyip Erdogan, além de representantes de vários setores da economia turca.

Durão Barroso ressaltou que sua visita à Turquia aconteceu em um momento crítico, já que temas muito importantes estão sendo debatidos atualmente no país.

"Na UE, não podemos permanecer indiferentes ao desenvolvimento dos eventos na Turquia. Estamos comprometidos com um futuro comum.

Por isso, expressamos nossos pontos de vista sobre o que ocorre na Turquia", acrescentou.

Durão Barroso explicou que incentivou Erdogan, seu Governo e os outros partidos com os quais se reuniu para "avançar nas reformas para pôr a Turquia perto da adesão à UE".

"Por nossa parte, quero ressaltar que a UE se compromete a continuar com as negociações de adesão", frisou.

Durante sua estadia em Ancara, Durão Barroso conversou sobre vários temas, inclusive as questões do Chipre e da energia, e destacou que, apesar dos avanços, ainda há muitas coisas a fazer, principalmente nos campos da liberdade de expressão, e dos direitos sindicais, culturais, religiosos e das mulheres.

O presidente da CE disse que as reformas feitas até agora, como a extinção da pena de morte e a modificação do artigo 301 do Código Penal, que limita a liberdade de expressão, foram feitas "em benefício do povo turco".

Em relação ao processo de ilegalização do governista Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), Durão Barroso se confessou "surpreso", mas não quis comentar sobre um caso que ainda está correndo na Justiça. EFE dt/wr/gs

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.