Duas explosões deixam dezenas de mortos no Iraque

Explosivos detonados em local próximo ao Conselho Municipal de Taji, a 20 km de Bagdá, deixam 35 mortos e 47 feridos

iG São Paulo |

Dois ataques deixaram pelo menos 35 mortos e 47 feridos em uma cidade no norte do Iraque nesta terça-feira. De acordo com a polícia, insurgentes detonaram os explosivos próximo ao Conselho Municipal de Taji, a 20 quilômetros da capital, Bagdá.

AP
Pessoas inspecionam a cena de um ataque a bomba em Taji, cerca de 20 quilômetros ao norte de Bagdá, Iraque
A primeira explosão aconteceu por volta das 12h (horário local), quando um carro-bomba foi detonado no estacionamento do Conselho. Enquanto policiais e civis se reuniam no local para ajudar as vítimas, outra bomba explodiu.

Ambulâncias seguiram para o local, onde cerca de 20 carros estavam pegando fogo e muitos corpos eram vistos no chão. "A cena foi horrível", afirmou o policial Abu Haider. "Alguns dos feridos corriam para todas as direções, chorando e gritando por ajuda."

A maior parte da população da cidade de Taji é sunita. O ataque desta terça-feira é o último de uma série de atentados recentes, que acontecem no momento em que as diferentes facções políticas discutem a possibilidade de pedir formalmente que os Estados Unidos deixem alguns militares no país após o prazo de retirada, marcado para o fim do ano.

No dia 23 de junho, bombas detonadas em bairros xiitas de Bagdá deixaram ao menos 40 mortos. Dois dias antes, um ataque suicida em frente a um prédio do governo no sul da capital deixou 22 vítimas.

O mês de junho foi o mais violento do ano para os iraquianos. Durante o período, 271 iraquianos morreram em atentados, incluindo 155 civis, 77 policiais e 39 soldados, segundo os ministérios da Saúde, Defensa e Interior.

O resultado representa um aumento de 34% na comparação com maio. O mês mais violento antes de junho havia sido registrado em setembro de 2010, com 273 mortos.

Com AP

    Leia tudo sobre: iraqueataqueeuaguerraatentadobombaexplosão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG