Donald Trump desiste de concorrer à Casa Branca em 2012

Magnata americano, que vinha flertando com a candidatura republicana, diz que ainda não está pronto para deixar o setor privado

iG São Paulo |

O magnata Donald Trump disse nesta segunda-feira que não concorrerá às eleições presidenciais de 2012 nos Estados Unidos.

O bilionário americano desistiu de buscar espaço no Partido Republicano para disputar como candidato à presidência e disse que não foi uma decisão fácil de ser tomada. "Negócios são minha grande paixão e eu não estou pronto para deixar o setor privado", ressaltou em comunicado.

AP
Trump discursa na Câmara do Comércio em Nashua, New Hampshire (11/5/2011)
"Essa decisão não foi fácil ou feita sem arrependimento", escreveu. "Eu mantenho a forte convicção que se eu concorresse, estaria hábil a vencer as primárias e, ultimamente, até mesmo a eleição geral";

O magnata esteve flertando com a possibilidade de se lançar candidato à Casa Branca há meses e chegou a viajar para primárias como a de New Hampshire. Além disso, começou a se posicionar contrário ao presidente americano, Barack Obama, a quem teceu publicamente críticas e quem acusou de enfraquecer a imagem dos EUA perante o mundo. 

Trump é o segundo possível nome republicano a dizer "não" à corrida presidenciaisl. No sábado, o ex-governador do Ankansas Mike Huckabee desistiu de entrar na disputa eleitoral do próximo ano.

Bilionário

Dono de uma fortuna estimada em US$ 2,7 bilhões (cerca de R$ 4,28 bilhões), o magnata de 64 anos chegou a cogitar se lançar como candidato independente, caso não fosse escolhido para representar o Partido Republicano. Ele vinha subindo em pesquisas de opinião e chegou a ter 19% das preferências dos republicanos para as primárias presidenciais, empatado com Huckabee, segundo uma pesquisa da rede CNN realizada em 12 de abril. Na mesma consulta, a ex-governadora do Alasca Sarah Palin aparecia com 12%, o governador de Massachusetts Mitt Romney com 11% e o ex-líder da câmara dos Representantes Newt Gingrich com 11% também.

*Com AP

    Leia tudo sobre: eleiçõeseuadonald trumprepublicanosdemocratas2012

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG