Dona de trem acidentado na Itália destaca especialista para caso

Viena, 30 jun (EFE).- A empresa proprietária do trem que explodiu ontem à noite na localidade italiana de Viareggio, GATX Rail Austria, enviou um especialista para contribuir com o esclarecimento do grave acidente que matou pelo menos 16 pessoas.

EFE |

Assim afirma a companhia em nota divulgada em Viena hoje, onde destaca que "até o momento" não vê relação entre a construção do vagão e a explosão.

"Como arrendadora dos vagões envolvidos no acidente em Viareggio, a empresa GATX Rail Austria está muito abalada, e tem o mais alto interesse em contribuir com tudo o que for necessário para o esclarecimento", diz o comunicado.

"Com esse fim, enviamos um de nossos colaboradores à Itália para que apoie as investigações das autoridades", continua a nota.

A companhia afirma que está "repassando todos os fatos e informações, também no local da tragédia", mas que ainda é cedo demais para apontar uma causa para o que ocorreu.

"Por enquanto, não vemos uma relação causal entre a origem do acidente e nossos vagões", assinala a nota, onde a empresa destaca que ainda não há "detalhes confiáveis" para tirar conclusões.

A GATX Rail Austria é uma filial da americana GATX, que possui uma das maiores frotas de trens em Europa e América do Norte, e é especializada no transporte de produtos petroleiros líquidos, gases, produtos químicos e alimentos.

A empresa austríaca, como arrendadora dos trens, assegura não ter influência nem responsabilidade sobre o funcionamento e o conteúdo dos mesmos.

No entanto, a televisão austríaca "ORF" segue a mesma linha de um artigo do diário italiano "Corriere della Sera", que cita as declarações de especialistas afirmando que a empresa da Áustria é a responsável por garantir as revisões técnicas dos elementos estruturais dos vagões.

O acidente, ocorrido ontem à noite, foi qualificado pelo chefe da Defesa Civil, Guido Bertolaso, como um dos piores no setor de transportes. EFE wr/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG