Dolly ganha força e pode virar furacão

A tormenta tropical Dolly passou pelo Golfo do México, nesta segunda-feira, e pode se transformar em furacão em 36 horas, enquanto se dirige para a fronteira do México com o Texas, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (CNH, sigla em inglês).

AFP |

Os governos de Texas e México emitiram um alerta de furacão para as áreas costeiras, indicando que podem ser atingidas por condições de força de furacão dentro das próximas 36 horas, acrescentou o centro, com sede em Miami.

Dolly gerava ventos de 85km/h em sua passagem pela península de Yucatán (leste do México). O olho da tormenta se situava cerca de 220 km ao norte da península, movendo-se oeste-noroeste, a 30km/h.

A previsão é que a tempestade produza de 50mm a 100mm de acúmulo de chuva, em Yucatán norte, com quantidades máximas isoladas de mais de 150mm, completou o CNH.

"Prevê-se um fortalecimento gradual (...) Prevê-se que Dolly se transforme em furacão dentro de um dia, ou dois, antes de chegar à costa oeste do Golfo do México", disse o centro, em seu último boletim, publicado às 18h (de Brasília).

fgf/tt/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG