Tamanho do texto

Um comando da polícia tomou por assalto um avião da companhia KLM no aeroporto de Colonia (oeste da Alemanha) nesta sexta-feira e prendeu dois supostos terroristas.

Os policiais prenderam um somaliano de 23 anos e um alemão de origem somaliana de 24 anos a bordo do vôo que decolaria para Amsterdã, segundo o porta-voz da polícia da Renânia do Norte/Westfalia, Frank Scheulen.


Polícia divulga foto dos suspeitos no aeroporto de Colônia, Alemanha / Reuters

Frank Scheulen, porta-voz da Polícia de Colônia, disse à emissora "N-TV" que as prisões aconteceram após os dois homens serem observados durante vários meses e pela suspeita de que quisessem se juntar à Jihad (guerra santa). A polícia encontrou no apartamento dos suspeitos cartas de despedida que expressavam seu desejo de morrer pela Jihad.

A invasão da aeronave foi feita quando ela estava "se preparando para decolar" e retirou os dois suspeitos, disse uma porta-voz da KLM à TV holandesa.

Os demais passageiros receberam ordem para sair do avião para uma inspeção de bagagem, acrescentou a porta-voz.

Outros casos

Há um ano, três terroristas foram detidos em Sauerland (oeste) sob suspeita de estarem preparando atentados com carro-bomba, em particular contra interesses americanos na Alemanha.

Os três, Daniel Schneider, Fritz Gelowicz e Adem Yilmaz, supostos membros do movimento islamita criado no Uzbequistão, "União da Jihad Islâmica", devem ser julgados em Dusseldorf, segundo a promotoria.

A Alemanha figura entre os alvos privilegiados de vários movimentos islamitas e várias células terroristas foram desmanteladas desde o início de 2000.

*Com BBC, AFP e EFE

Leia mais sobre ataques

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.