Dois ônibus de Barcelona exibirão propaganda do ateísmo

Barcelona - Dois ônibus de Barcelona exibirão a partir de segunda-feira e durante duas semanas uma propaganda a favor do ateísmo e que estimula os cidadãos a desfrutar da vida sem se preocupar com a existência de Deus.

EFE |

O lema "Provavelmente, Deus não existe. Deixe de se preocupar e goze da vida" aparecerá nos lados de dois veículos entre segunda-feira 5 de janeiro, véspera do dia dos Reis Magos, e domingo, 18, explicou neste sábado a empresa que administra o transporte público em Barcelona.

Divulgação
ônibus ateu

Seus promotores, coletivos ateus espanhóis, explicam no site www.busateo.org que, com esta iniciativa, pretendem "divulgar o ateísmo", "encorajar o debate social" e "potencializar a confiança na inteligência do ser humano para criar um sistema moral e para organizar a sociedade com base na razão e na justiça, na cooperação e na solidariedade".

Diante desta campanha, que nasceu no Reino Unido, o arcebispado de Barcelona afirmou que a crença em Deus não é incompatível com o desfrute da vida.

"A fé na existência de Deus não é motivo de preocupação nem é também não um obstáculo para gozar honestamente da vida, mas um sólido fundamento para viver a vida com uma atitude de solidariedade, de paz e um sentido de transcendência", indica em comunicado.

Como é habitual, os ônibus poderão cobrir durante estas duas semanas distintas rotas, já que nem sempre o mesmo veículo faz a mesma linha, segundo os Transportes Metropolitanos de Barcelona.

A empresa municipal tem contratada uma agência que se encarrega das campanhas de publicidade tanto na rede de ônibus como no metrô.

A companhia se reserva o direito de veto para impedir campanhas que atinjam os princípios elementares previstos no Estado de Direito, o que não ocorre neste caso, segundo ela.

    Leia tudo sobre: ateismoreligião

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG