Dois mortos em distúrbios após eleição presidencial no Gabão

Os distúrbios continuavam no Gabão neste sábado à noite, depois que pelo menos duas pessoas morreram desde o anúncio feito na quinta-feira da polêmica eleição de Ali Bongo como novo presidente.

AFP |

Novos incidentes violentos foram registrados neste sábado pela terceira noite seguida em Port-Gentil, capital petroleira do Gabão, que está sob toque de recolher, indicou à AFP uma fonte militar.

"Estamos dispersando saqueadores com bombas de gás lacrimogêneo em Matanda", um bairro popular periférico ao sul de Port-Gentil, afirmou a fonte militar à AFP.

Pelo menos duas pessoas morreram desde o anúncio feito na quinta-feira da eleição de Ali Bongo para presidente. O vencedor da eleição presidencial substitui seu pai Omar Bongo, morto em junho após 41 anos no poder. A AFP localizou o corpo de uma vítima e conversou com a família de outra pessoa morta durante os distúrbios.

"Diferentes fontes com credibilidade nos informam que há dois mortos, mas ainda não recebemos os relatórios de nossos serviços. Por enquanto, não nego que haja dois mortos", afirmou à AFP um porta-voz do Ministério do Interior, neste sábado de manhã.

Três dias depois do anúncio sua vitória na eleição presidencial, Ali Bongo foi neste sábado assistir à partida entre Gabão e Camarões em Libreville, no estádio Omar Bongo.

No entanto, teve que sair dez minutos antes do final, após os dois gols da vitória camaronesa, quando alguns torcedores gritaram "Ali, traz má sorte".

O anúncio feito nesta semana de que Ali Bongo venceu as eleições presidenciais não foi reconhecido por pelo menos outros dois candidatos da oposição, favoritos antes da eleição, e que classificaram o processo eleitoral de "fraude".

Após a proclamação de sua vitória, a tensão tomou conta do país, com distúrbios em Libreville e em Port-Gentil (100 km ao sul), onde o consulado da França foi incendiado e uma prisão foi atacada.

pgf/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG