Dois humanitários franceses são seqüestrados no Afeganistão

Dois expatriados franceses da organização humanitária Ação contra a Fome (ACF) foram seqüestrados na madrugada desta sexta-feira no Afeganistão, informou a ONG em comunicado, destacando que os dois estão vivos.

AFP |

Os franceses, cuja identidade não foi revelada por motivos de segurança, "foram seqüestrados a 01H00 desta sexta-feira (horário local) em Nili, na província afegã de Dai Kundi", frisou a ACF.

"O seqüestro aconteceu na casa onde dormiam as equipes da ACF. Homens armados entraram depois de ter neutralizado os guardas, e levaram os dois expatriados presentes. Eles fugiram em vários veículos", destacou a ONG francesa.

Ativa desde 1995 no Afeganistão, a ONG "suspendeu todas suas operações" no país e denunciou "um ato criminoso que afeta, mais uma vez, a integridade dos atores humanitários e ameaça a assistência às populações civis".

A ACF afirmou estar fazendo o máximo para "obter a libertação dos dois o quanto antes, e nas melhores condições possíveis". Uma célula de crise foi imediatamente formada em Paris e em Cabul.

"Numa situação que já é extremamente complexa e sensível", a ACF "insiste na necessidade de manter uma comunicação reduzida para preservar a segurança dos dois trabalhadores humanitários, e não perturbar os contatos em curso".

sla/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG