Dois aviões franceses chegarão ao Haiti com ajuda humanitária

Paris, 13 jan (EFE).- Dois aviões franceses partirão hoje com destino ao Haiti, castigado por um potente terremoto, para levar ajuda humanitária e pessoal especializado, informou hoje a Secretaria de Estado de Cooperação francesa.

EFE |

Um dos aparatos sairá da cidade caribenha de Fort-de-France, na Martinica, e transportará uma equipe de militares e de pessoal da segurança civil e hospitaleira.

O outro avião, que também transportará ajuda humanitária e pessoal, vai decolar de Marselha, no sudeste da França.

No total, a segurança civil francesa espera que 130 agentes estejam no Haiti nas próximas 24 horas.

O Ministério do Interior anunciou o envio urgente de dois grupos de intervenção em zonas de catástrofe que partirão das colônias de Martinica e Guadalupe, assim como membros da segurança civil que vivem na parte europeia da França.

Também serão enviados cachorros especializados na busca e salvamento de pessoas entre escombros.

As autoridades diplomáticas francesas buscam informações sobre vítimas do país entre os envolvidos na catástrofe, já que 1.400 franceses estão recenseados no Haiti, dos quais 1.200 vivem na capital, Porto Príncipe, que foi muito afetada.

Fontes diplomáticas indicaram que estão muito preocupadas com os residentes no hotel Le Montana, na capital haitiana, que caiu com 300 pessoas no interior.

O Ministério de Exteriores expressou "toda a solidariedade" da França ao povo haitiano, golpeado por um terremoto de 7 graus na Escala Richter, que causou grandes danos. EFE lmpg/fm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG