Dois astronautas do Discovery iniciam primeira saída espacial da missão

Dois astronautas da tripulação do ônibus espacial norte-americano Discovery começaram nesta quinta-feira a primeira das três saídas espaciais previstas durante sua missão, que consiste em completar a instalação elétrica da ISS, indicou a Nasa.

AFP |

Os astronautas Steve Swanson e Richard Arnold saíram da câmara de descompressão da Estação Espacial Internacional (ISS) às 17h16 GMT (14h16 de Brasília), três minutos depois do previsto, ressaltou a apresentadora de TV da agência espacial americana (Nasa).

A principal missão do Discovery consiste em instalar na ISS seu último par de antenas solares, que permitirá à estação espacial dispor de toda a energia necessária para efetuar experiências científicas nos laboratórios Columbus (europeu) e Kibo (japonês), instalados no posto orbital em 2008.

Na primeira saída espacial, os astronautas devem fixar à estrutura da ISS uma viga à qual está unido o par de antenas solares, o último grande elemento que será instalado na estação.

A estrutura, que pesa 14 toneladas e que foi transportada pelo Discovery, foi retirada do compartimento de carga do ônibus espacial na quarta-feira com a ajuda de seu braço robótico e depois recuperado pelo braço robótico da ISS.

Quando Swanson e Arnold terminarem de instalar a estrutura, efetuarão as conexões elétricas e de climatização necessárias para ativar a antena.

A saída espacial deverá durar seis horas e meia.

A nova antena também permitirá duplicar a tripulação permanente da ISS, atualmente de três membros, a partir de maio.

O Discovery decolou no domingo do Centro Espacial Kennedy, próximo a Cabo Cañaveral, na Flórida (sudeste dos Estados Unidos.

js/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG