Divulgados documentos do primeiro ano de Governo de Margaret Thatcher

(Embargada até as 22h01 de Brasília). Londres, 29 jan (EFE).- Os documentos particulares do primeiro ano de mandato (1979-1990) da ex-primeira-ministra do Reino Unido Margaret Thatcher serão divulgados neste sábado.

EFE |

Notas manuscritas, correspondência com líderes como o ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter e documentos do Partido Trabalhista, então na oposição, poderão ser consultados por meio do Centro de Arquivos da Universidade de Cambridge, informou esta instituição.

As centenas de páginas que compõem o arquivo permitem mergulhar no que foi o primeiro ano de Thatcher no número 10 de Downing Street.

Anotações que mostram seu ceticismo em relação à integração dentro da Europa, os vazamentos para a imprensa que marcaram a agenda política e cartas particulares de membros do Partido Trabalhista, então muito dividido, nas quais oferecem apoio e conselhos a Thatcher, são outras informações encontradas neste material.

Desde o mês passado, podem ser consultados os documentos oficiais de Thatcher nos arquivos nacionais do Reino Unido. Esta é a primeira vez em que estão à disposição do público tanto os documentos privados como os oficiais de um primeiro-ministro do Reino Unido.

Além disso, a Fundação Margaret Thatcher anunciou sua intenção de digitalizar as milhões de páginas correspondentes à primeira etapa do mandato de Thatcher.

Nunca antes tinham sido divulgados em tão pouco tempo os documentos de um primeiro-ministro do Reino Unido. Além disso, documentos de seu Escritório de Imprensa e sua secretaria pessoal também estão disponíveis para o público.

O biógrafo autorizado de Thatcher, Charles Moore, declarou que esse material é um "recurso maravilhoso" para todas aquelas pessoas interessadas na política recente do país e para pesquisadores. EFE cda/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG