Distúrbios deixam 15 feridos no sudeste da China

Pequim, 27 out (EFE).- Quinze pessoas ficaram feridas, quatro delas gravemente, e oito guardas de segurança foram detidos após distúrbios no sudeste da China causados por disputas pelos salários recebidos por trabalhar em parcela de terras.

EFE |

Segundo fontes policiais citadas hoje pela agência "Xinhua", os fatos ocorreram pouco antes de 0h (14h, em Brasília) da última quinta-feira em Shuanghong, na província de Jiangxi, onde 150 pessoas invadiram os escritórios da empresa Luhai Wood Industry, proprietária das parcelas.

Trinta guardas de segurança enfrentaram os invasores, que, segundo a versão policial, destruíram e roubaram computadores e equipamentos de ar condicionado.

Doze invasores ficaram feridos, três deles gravemente, após serem agredidos com força pelos guardas de segurança.

A Polícia local enviou às instalações da empresa 100 agentes, dos quais três também ficaram feridos, um deles gravemente, e quatro carros patrulha foram virados.

Os 15 feridos foram levados para hospitais, enquanto a Polícia, que deteve oito guardas de segurança, continua procurando vários de seus companheiros que têm o paradeiro desconhecido após os distúrbios.

"Os guardas de segurança atuaram de modo selvagem. Pegavam o primeiro que viam", assegurou o ferido mais grave nos distúrbios, Chen Shilin, de 57 anos.

Segundo Ye Chirong, chefe de um dos grupos de segurança da instituição, "já havia acontecido conflitos anteriormente" porque os moradores de Shuanghong, "insatisfeitos com os pagamentos da companhia, foram surpreendidos enquanto derrubavam árvores".

Ye acrescentou que vários membros da segurança da empresa, em vez de informar as autoridades sobre o ocorrido, fizeram chantagem com as pessoas que derrubavam as árvores.

Um funcionário do Governo local citado pela "Xinhua" disse que Shuanghong é uma região montanhosa onde a maioria dos 2 mil moradores vive de recursos florestais. EFE ub/fh/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG