Dissidentes pedem fim de transferência de tecnologia norte-coreana a Mianmar

Phuket (Tailândia), 22 jul (EFE).- A dissidência birmanesa pediu hoje aos membros do Fórum de Segurança asiático, que inclui os Estados Unidos e a União Europeia (UE), a adoção de medidas diante da ameaça da crescente cooperação militar entre a Coreia do Norte e Mianmar.

EFE |

Em comunicado, a coalizão de grupos dissidentes Altsean afirma que "chegou o momento de reduzir a capacidade militar de Mianmar, que representa uma ameaça para a estabilidade da região" desde que a Coreia do Norte adquiriu tecnologias para a fabricação de mísseis.

Por ocasião da reunião ministerial da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean, em inglês) na cidade tailandesa de Phuket, a Altsean reivindicou o apoio dos países do fórum de segurança para que "restrinjam e regulem as transações" de material militar entre os Governos birmanês e norte-coreano.

O Fórum Regional da Asean, a maior conferência asiática sobre assuntos de segurança, acontece na próxima quinta-feira com a presença da secretária de Estado americana, Hillary Clinton, e do Alto Representante Para a Política Externa e de Segurança Comum da UE, Javier Solana, além dos chefes da diplomacia de 25 países.

Os militares birmaneses constroem com ajuda norte-coreana uma extensa rede de túneis blindados e refúgios em várias áreas do país para fins militares, revelaram imagens e documentos que caíram nas mãos para a imprensa estrangeira.

As evidências de tais grandes obras de engenharia em Mianmar, uma das nações mais pobres da Ásia, alimentam as suspeitas de que o Governo norte-coreano planeja fornecer tecnologia nuclear aos militares birmaneses.

Os vídeos e fotografias divulgadas pelo canal de televisão que apoia a dissidência, "Democratic Voice of Burma" ("Voz Democrática de Mianmar", em tradução livre), mostram assessores da Coreia do Norte em alguns dos até 800 túneis concluídos ou em processo de construção. EFE mfr/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG