produtiva , dizem EUA - Mundo - iG" /

Discussão nuclear com Coréia do Norte é produtiva , dizem EUA

PROVIDENCE, EUA (Reuters) - As negociações nucleares entre Estados Unidos e Coréia do Norte nesta semana em Pyongyang foram produtivas, disse na sexta-feira uma importante autoridade norte-americana. Eles mantiveram discussões longuíssimas e suponho que produtivas, disse o secretário-assistente de Estado Christopher Hill a jornalistas em Providence, Rhode Island, onde fez palestra na Universidade Brown.

Reuters |

'Eles lidaram com vários elementos que precisamos ter em vigor para conseguirmos essa declaração', disse ele, em alusão ao inventário completo das atividades nucleares norte-coreanas, que o regime comunista deveria ter entregado até 31 de dezembro último.

Hill disse que o diplomata norte-americano Song Kim voltou aos Estados Unidos depois de 'três dias de discussões muito abrangentes em Pyongyang', supostamente voltadas para a questão do plutônio norte-coreano.

A declaração é parte de um acordo pluripartite que garante benefícios políticos e econômicos à Coréia do Norte em troca de o país abrir mão de seu arsenal nuclear.

Mas a entrega do inventário está atrasada por causa da relutância da Coréia do Norte em discutir eventuais transferências de tecnologia nuclear para terceiros países, especialmente a Síria, e também a sua suposta intenção de dominar o enriquecimento de urânio.

O atual programa nuclear norte-coreano, que já levou ao teste de uma arma atômica em outubro de 2006, se baseia no plutônio. Dominar o ciclo do urânio seria um avanço e criaria uma segunda fonte de material para o país.

(Por Jason Szep)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG