Discursos de Mussolini batem recorde de downloads de iPhone na Itália

Roma, 27 jan (EFE).- Um aplicativo que reúne seis discursos de Benito Mussolini criada por um jovem napolitano de 25 anos para a loja virtual Apple iTunes é o segundo programa mais baixado nos iPhone italianos, com mais de 4 mil downloads.

EFE |

A aplicação "iMussolini" foi disponibilizada aos usuários pelo jovem criador Luigi Marino no último dia 21. A partir do terceiro dia on-line, chegou a mil downloads diários, depois de vender 55 no primeiro dia e 600 no segundo, disse Marino em declarações ao jornal "La Repubblica".

Por 0,79 euros, os usuários de iTunes podem comprar o aplicativo "iMussolini, L'uomo che cambiò la storia del nostro paese" ("iMussolini, o homem que mudou a história de nosso país"), disponível na seção de e-books do site da Apple.

Além de uma biografia do ditador, "iMussolini" apresenta três discursos de 1914 - um por ocasião de sua expulsão do Partido Socialista e outros dois pronunciados em Parma e Gênova -, dois de 1918 - em Bolonha e Pavia - e um último texto com data de 1919, sobre a fundação dos "Fasci di Combattimento".

Segundo o jornal italiano, 70% dos lucros vão para Luigi Marino que, surpreendido pelo êxito de sua criação, busca "melhorar o aplicativo segundo as sugestões dos usuários" e pensa em repetir com um personagem como Gandhi, "para evitar polêmicas".

Os downloads de "iMussolini" superaram os do game Avatar ou os aplicativos do "Big Brother" italiano, informa o jornal. Esse fenômeno "não corresponde a idosos nostálgicos do fascismo, mas a jovens e adultos que navegam, se informam e compram na internet".

A loja de aplicativos para o iPhone, incluída dentro de iTunes, fez dele um pequeno computador com seus mais de 100 mil programas disponíveis a baixo custo e de graça. EFE mfe/sa

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG