é um bom começo , diz Autoridade Nacional Palestina - Mundo - iG" /

Discurso de Obama é um bom começo , diz Autoridade Nacional Palestina

JERUSALÉM - A Autoridade Palestina saudou e chamou de bom começo o discurso do presidente americano Barack Obama dirigido ao mundo muçulmano, no qual respaldou as aspirações dos palestinos a um Estado.

Redação com agências internacionais |

"É um discurso claro e franco. Constitui um passo político inovador e um bom começo sobre o qual construir", declarou Nabil Abu Rudeina, porta-voz do presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas.

Rudeina afirmou que Obama rompeu em seu discurso com "a política anterior de parcialidade americana a favor de Israel". "Suas declarações sobre a intolerável situação palestina são uma mensagem que Israel deve compreender bem", completou.

Ações no lugar de palavras

"Damos as boas-vindas ao discurso e a seu apoio aos palestinos. Achamos que o discurso de Obama, seriamente, tentou definir as relações entre o Ocidente e o mundo árabe", disse o assessor presidencial e chefe de negociação da ANP, Saeb Erekat.

Erekat lembrou, no entanto, que, "discursos à parte, o povo quer ver resultados no terreno", e perguntou: "o que acontecerá na próxima semana ou no próximo mês, quando Israel não parar de construir nos assentamentos judaicos?".

Obama reiterou, em seu discurso na capital egípcia, que Israel deve parar a ampliação dos assentamentos judaicos e facilitar o comércio e a vida cotidiana dos palestinos nos territórios ocupados, como passo prévio para a solução de dois Estados , que considerou a única possível para o conflito da região.

"Buscarei pessoalmente este resultado com toda a paciência que esta tarefa requer", prometeu Obama em seu discurso, que foi dirigida, principalmente, ao mundo muçulmano e na qual pediu que todas as partes envolvidas cumpram suas responsabilidades.

Leia mais sobre Obama no Oriente Médio

* Com EFE e AFP

    Leia tudo sobre: obama no oriente médio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG