Discurso de Obama gera esperança sobre paz, diz Zapatero

Madri, 20 jan (EFE).- O presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, assegurou hoje que o discurso de Barack Obama em sua posse como presidente dos Estados Unidos dá esperanças ao diálogo e à paz, e que sua chegada à Casa Branca abre uma oportunidade que não vamos desperdiçar.

EFE |

Zapatero assistiu pela TV a parte da cerimônia de posse do novo presidente americano, e ouviu seu discurso na íntegra, assinalaram fontes da Presidência do Governo.

Um discurso que, segundo as mesmas fontes, o chefe do Governo espanhol considera "muito positivo" e que responde ao projeto que Obama defendeu ao longo de sua campanha.

As palavras de Obama "mantêm vivas as esperanças para conseguir uma ordem interna mais justa, para que o diálogo e a paz ganhem espaço em relação aos conflitos que hoje existem no mundo, e para que a distribuição da riqueza seja mais justa", disse o chefe do Executivo espanhol.

Zapatero considera também que com seu discurso, "Obama nos dá esperanças e suas palavras nos colocam no melhor caminho para uma fluente e frutífera relação com o Governo da Espanha", enquanto sua chegada à Casa Branca "abre uma oportunidade que não vamos desperdiçar".

O Governo espanhol confia em melhorar notavelmente a cooperação com os EUA após a posse do novo presidente contra a frieza e as divergências em política externa que marcaram as relações da Espanha com George W. Bush desde a chegada ao poder de Zapatero.

Após quase cinco anos de afastamento por causa da retirada das tropas espanholas do Iraque, em abril de 2004, o Executivo espanhol está convencido de que as relações bilaterais podem dar agora um salto qualitativo. EFE bb/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG