Discrição e diferenças marcam visita de Lieberman a Berlim

Berlim, 7 mai (EFE).- A discrição institucional e as diferenças com os interlocutores alemães marcaram hoje a visita do ministro de Assuntos Exteriores israelense, Avigdor Lieberman, a Berlim.

EFE |

Lieberman foi recebido pelo ministro do Interior alemão, Wolfgang Schäuble, e por seu colega de Assuntos Exteriores, Frank-Walter Steinmeier.

Assim como nas outras paradas da viagem europeia de Lieberman, o Governo alemão optou por não servir de "vitrine" para este controvertido político ultranacionalista. Por isso, a única aparição pública do ministro israelense foi uma rápida visita ao monumento às vítimas do Holocausto.

A visita de Lieberman foi precedida pelas declarações da chanceler alemã, Angela Merkel, a qual ontem ratificou o compromisso de seu Governo com a criação de dois Estados, um israelense e outro palestino, como única solução viável para o conflito do Oriente Médio.

O mesmo tom foi utilizado por Steinmeier hoje em declarações à imprensa alemã antes de sua reunião com Lieberman.

A distância entre as posições de Berlim e do ministro israelense apareceram logo na primeira reunião do dia, na qual o diplomata conversou com membros da comissão parlamentar de Assuntos Exteriores alemã.

Lieberman ratificou a seus interlocutores alemães sua rejeição à solução dos dois Estados, segundo revelaram presentes à reunião ao término desta, que foi realizada a portas fechadas.

Após seu encontro com a comissão e a rápida visita ao monumento às vítimas do Holocausto, Lieberman visitou o Conselho Central dos Judeus da Alemanha e depois se reuniu com Wolfgang Schäuble.

Devido aos fatos históricos, o Governo alemão costuma manter extrema cautela e evitar qualquer ameaça de crítica à política de Israel.

Ao contrário das visitas anteriores de representantes de Governos israelenses a Berlim, não havia previsão para alguma declaração ao término do jantar com Steinmeier, último compromisso da agenda política de Lieberman na capital alemã. EFE gc-ih/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG