Discreta celebração na Espanha pelos 70 anos do fim da Guerra Civil

O Parlamento espanhol comemorou nesta quarta-feira com discrição o 70º aniversário do fim da Guerra Civil (1936-1939) com uma cerimônia organizada por pequenos partidos de esquerda para lembrar as vítimas da repressão franquista, sem uma representação oficial do Governo.

AFP |

Dezenas de pessoas, incluindo alguns ex-presos políticos do regime de Franco (1939-1975) e membros de associações de veteranos republicanos, assistiram a essa cerimônia, que contou com a presença de apenas quatro deputados de esquerda e de centro, constatou a AFP.

"Tínhamos que realizar um ato simbólico. Se não tivesse sido assim, este dia teria ficado esquecido", considerou o deputado da coalizão Esquerda Unida (IU, em espanhol), Gaspar Llamazares, coorganizador da cerimônia.

A Guerra Civil espanhola terminou em 1º de abril de 1939, deixando meio milhão de mortos, e foi seguida por uma intensa repressão sobre os republicanos derrotados. Após a ditadura de Franco, foi preciso esperar 30 anos para que fosse aprovada uma lei de reabilitação das vítimas republicanas.

ot/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG